Viernes, 19 de Abril de 2024

A todo-poderosa da política comercial europeia

BrasilO Globo, Brasil 20 de julio de 2018

Perfil

Perfil
Cecilia Malmström
BRUXELAS No cargo desde 2014, a comissária de Comércio da União Europeia (UE), Cecilia Malmström, tem uma tarefa nada fácil no momento: lidar com a guerra comercial desencadeada pelas tarifas impostas pelo governo do presidente americano, Donald Trump.
A política sueca, de 50 anos, ocupa o poderoso cargo que já foi do francês Pascal Lamy e do britânico Peter Mandelson. É dela a responsabilidade de negociar a política comercial europeia em nome dos 28 membros do bloco. Casada e com dois filhos, Cecilia tem uma vida reservada.
A posição a coloca em contato direto com gigantes do comércio e da economia global, como Estados Unidos e China. Foi ela que comandou, por exemplo, a disputa com o país asiático após a crise no setor siderúrgico europeu por causa do excesso de aço chinês.
No confronto com Trump, Cecilia tem mostrado pulso firme para enfrentar o ímpeto protecionista do presidente americano. Ela foi enfática ao afirmar que o argumento de segurança nacional, usado pelos EUA para justificar as sobretaxas ao aço, era "puro protecionismo".
Ao anunciar que a União Europeia iria à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas impostas por Washington às importações de aço e alumínio, no entanto, ela evitou admitir que havia uma guerra comercial em curso por causa do "efeito psicológico":
" Não estamos em uma guerra comercial, e sim em uma situação muito difícil provocada pelos Estados Unidos. Não usaria o termo guerra comercial porque tem um efeito psicológico. Os americanos estão jogando um jogo perigoso.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela