Viernes, 29 de Marzo de 2024

Dólar recua na argentina, após medidas econômicas

BrasilO Globo, Brasil 15 de agosto de 2018

No dia seguinte ao novo recorde do dólar frente ao peso argentino, o presidente Mauricio Macri ...

No dia seguinte ao novo recorde do dólar frente ao peso argentino, o presidente Mauricio Macri minimizou a situação. Ontem, após a forte alta da moeda americana na véspera, o Banco Central da República Argentina (BCRA) fez o prometido leilão de US$ 500 milhões, e o dólar fechou em queda de 0,98%, cotado a 30,42 pesos. No ano, porém, a moeda argentina recua mais de 50%.
" Não está acontecendo nada, fiquem tranquilos " foi a resposta de Macri aos jornalistas que o abordaram ontem, dia em que começaram a valer medidas econômicas importantes.
Os investidores receberam bem as medidas anunciadas na segunda-feira e que entraram em vigor ontem. A expectativa é que estas permitam ao governo uma economia de 65 bilhões de pesos até o fim do ano que vem, segundo o diário de negócios Ámbito Financiero. As medidas incluem, por exemplo, o processo da extinção do estoque das Lebacs (Letras do BCRA) e a suspensão, por seis meses, do programa de corte gradual de impostos sobre a exportação de farelo e óleo de soja.
As exportações de ambos os produtos são tributadas atualmente em 23%. Até o fim de 2019, os impostos de exportação de farelo e soja estarão em 18%, em comparação com os 15% planejados antes da suspensão.
O presidente do BCRA, Luis Caputo, disse ainda que a autoridade monetária "vai oferecer dólares à medida em que demandem dólares".
CRÉDITOS CONGELADOS
O governo argentino também planeja congelar créditos fiscais pelo pagamento de impostos. Além disso, foi suspenso o Fundo Federal Solidário, por meio do qual eram repassados a estados e municípios 30% da arrecadação de impostos com a soja. Esse Fundo foi criado em 2009.
Com o encolhimento da economia e o peso se desvalorizando frente ao dólar, a Argentina teve de buscar um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), no valor de US$ 50 bilhões. Mas a redução do déficit é parte fundamental do acordo.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela