Viernes, 19 de Abril de 2024

Questionado, dourado tem hoje oportunidade de salvar a si e ao fla

BrasilO Globo, Brasil 15 de agosto de 2018

Nova chance

Nova chance
No futebol, certezas absolutas podem virar pó. O Flamengo que o diga. Uma semana após arrancar um empate com o Grêmio, em Porto Alegre, e ter seu futebol exaltado, viu-se em vias de uma crise. No mesmo intervalo de tempo, Henrique Dourado viveu situação parecida. Há sete dias, não ficou nem no banco de reservas e foi dado como fora dos planos do técnico Maurício Barbieri. Hoje, cotado para estar entre os titulares no reencontro com os gaúchos, às 21h45, no Maracanã, pela Copa do Brasil, é a principal esperança de gols do time.
Não é a primeira vez que o atacante se depara com esse tipo de dificuldade. Seus primeiros seis meses de Fluminense foram de penúria. Após oito partidas sem apresentar o rendimento que se esperava dele, amargou o restante do semestre no banco. Só se encaixou no time na temporada seguinte, quando foi o artilheiro do futebol brasileiro, com 32 gols marcados.
" A semelhança entre o começo dele nos dois é muito grande. Ele chegou ao Fluminense num momento dificílimo, de perda do último ídolo do clube (Fred). E, no Flamengo, o Guerrero estava suspenso. Era um momento complicado, apesar da equipe ter um coletivo muito forte" reconhece Abel Braga, técnico com quem Dourado viveu sua melhor fase nas Laranjeiras. " E é difícil você sair de uma equipe onde virou ídolo, já tinha uma forma de jogar e ir para um clube com outras características.
Artilheiro do time
Dourado é o goleador do Flamengo no ano, com dez gols. Mas isso não se mostrou o suficiente para garantir a ele uma estabilidade entre os titulares. Escalado em 27 das 35 partidas da equipe antes da parada para o Mundial da Rússia, só jogou por 87 minutos no pós-Copa. Até ser titular contra o Cruzeiro, no último domingo, era visto como o último na fila dos centroavantes, o que Barbieri agora nega.
" Dourado nunca foi quarta opção. Usamos as opções de acordo com o adversário. O Lincoln entrou e deu uma boa resposta. O Uribe jogou pouco, é complicado avaliar ainda. O Dourado entrou bem, fez um bom jogo e marcou um gol importante. É um jogador com o qual a gente conta.
O técnico despistou sobre o ataque. Só que Uribe, em recuperação de uma lesão na coxa esquerda, voltou a treinar com o grupo apenas ontem. Foi relacionado para o jogo, mas não deve impedir Dourado de ser titular pela segunda partida seguida. O que, na opinião de quem o ajudou a se reerguer da última vez, pode fazer a diferença.
" O que falei para o Dourado no ano passado foi o seguinte: você vai jogar cinco, seis jogos. Então, no primeiro já vai entrara sabendo que vai começar o segundo. E assim sucessivamente. Vai jogar seis jogos para todo mundo ter uma ideia daquilo que você é capaz " recorda-se Abel, destacando a importância de passar confiança a um jogador questionado. " Se botar o cara e tirar porque foi mal; botar e tirar, é muito difícil ele dar resposta técnica e tática.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela