Jueves, 25 de Abril de 2019

Incêndio atinge área da usina de belo monte, no pará

BrasilO Globo, Brasil 25 de abril de 2019

Um incêndio atingiu ontem uma área da hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu, sudoeste do ...

Um incêndio atingiu ontem uma área da hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. A Norte Energia, consócio responsável pelo empreendimento, informou que não houve vítimas e que "os danos são somente materiais". Por medida de segurança, todos os trabalhadores foram retirados do local.
O incêndio, segundo a empresa, começou no fim da tarde e atingiu o galpão de almoxarifado do Consórcio Construtor Belo Monte, responsável pela obra da usina. A Norte Energia informou que, "de imediato, foram tomadas providências de envio da brigada de emergência do canteiro de obras" e também foi necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros de Altamira, que fica a 50 quilômetros.
Cercada de polêmicas, Belo Monte será a maior hidrelétrica totalmente brasileira quando estiver integralmente concluída, já que Itaipu é dividida com o Paraguai. O custo da obra já chega a R$ 30 bilhões. Vinte das 24 unidades geradoras estão em operação, mas a conclusão da usina está prevista para dezembro de 2019, quando terá capacidade instalada de 11.2 mil megawatts (MW), com média de geração de menos da metade: 4,5 mil MW. A área alagada dos seus reservatórios totaliza 478 quilômetros quadrados entre os municípios de Altamira, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu.