Jueves, 25 de Abril de 2024

Ingresso do brasil na ocde levará ao menos 2 anos

BrasilO Globo, Brasil 23 de marzo de 2019

O ingresso na Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE), formalmente ...

O ingresso na Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE), formalmente solicitado pelo Brasil em 2017, levará ao menos dois anos para ser concluído a partir do momento em que o organismo apresente um convite para que o país se torne membro, disse Grace Perez-Navarro, vice-diretora do Centro de Políticas Fiscais e Administração da OCDE, em entrevista ao GLOBO por telefone.
" O primeiro passo é o Conselho da OCDE convidar o Brasil para iniciar o processo de ingresso na organização, o que ainda não aconteceu. A partir do convite, o processo pode levar, no mínimo, dois anos. É que o país passa pela avaliação de 20 comitês de várias áreas. Como o Brasil já trabalha com diversos desses comitês, tem vantagem no processo, pela proximidade com a OCDE " contou a executiva.
Grace, que estará no Rio na quarta-feira para participar da quarta edição do Congresso Internacional de Direito Tributário, explica que a organização não determina a forma como os países membros devem conduzir sua política fiscal nem as taxas a adotar.
No caso do Brasil, continua ela, como as exigências em conformidade fiscal são muito altas, devido ao número de impostos que o país tem, promover uma simplificação das taxas ajudaria o sistema tributário como um todo.
" Não determinamos que tipo de taxas os países devem ter. Temos diretrizes internacionais, como para o IVA (imposto sobre valor agregado), por exemplo, para ajudar os países que adotam essa taxação a administrar melhor o tributo. Mas não impomos. Os EUA são um país membro e não utilizam o IVA " diz ela.
tributo de empresa digital
O Brasil já é signatário de mais de 30 instrumentos legais da OCDE e participa de iniciativas como o Projeto BEPS, voltado para a cooperação no combate à evasão tributária. E já demonstraria avanços nessa área após a deflagração da Operação Lava-Jato.
" Crimes como corrupção e lavagem de dinheiro têm muita similaridade com crimes fiscais. Isso requer transparência global.
A OCDE busca soluções globais em outras áreas. Na última semana, colocou em consulta pública um plano com quatro propostas para orientar a regulamentação internacional para tributação de empresas na economia digital.
" As leis tributárias internacionais estão formuladas com base na premissa de que deve haver presença física ou conexão de uma empresa com o país para que esse país possa taxar a companhia. Com a crescente digitalização, porém, essa presença física não é mais necessária para várias organizações. O objetivo é adaptar as regras atuais para que um país possa tributar uma empresa " diz Grace.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela