Jueves, 28 de Marzo de 2024

P30 pro: no olho do furacão

BrasilO Globo, Brasil 21 de mayo de 2019

Cora Rónai

Cora Rónai
Há tempos não se via no Brasil um lançamento tão festejado quanto o do Huawei P30 Pro, que chegou às lojas na sexta-feira passada embalado nos depoimentos de usuários apaixonados nas redes sociais, numa supercampanha de marketing e em descontos de fato impressionantes.
A Huawei passou os últimos cinco anos longe do Brasil. Era então apenas mais uma empresa de tecnologia chinesa, mas de lá para cá tornou-se a segunda fabricante de smartphones do mundo, fez parceria com a Leica, lançou excelentes aparelhos e ocupou o noticiário internacional como alvo da guerra comercial que o governo americano promove contra a China.
Hoje sua marca é amplamente reconhecida " mas encontra-se, neste exato momento, ameaçada pela suspensão da parceria com a Google, um balde de água fria anunciado no domingo que pode afetar atualizações futuras do Android enquanto o quiproquó durar, além de prejudicar a trajetória de sucesso do P30 Pro, considerado um dos melhores aparelhos do mercado. (Veja reportagem abaixo)
A decisão da Google não afeta imediatamente os modelos já existentes, mas cria insegurança entre os consumidores, uma rasteira que o P30 Pro não merecia. Estou usando uma unidade de teste desde a semana passada, e ele faz jus a todos os elogios. Seu desempenho é o que se espera de um aparelho que custa mais de R$ 5 mil, assim como a sua ficha técnica: tela de 6"47, processador Octa-Core 2.6Ghz, 8GB de RAM, 256GB de armazenagem, bateria de 4.200mAh e carregamento (super) rápido. Ele tem até infravermelho para usar como controle remoto (embora eu não tenha tido sorte com os aparelhos da minha casa). O reconhecimento de digital sob a tela é mais eficiente do que o do Galaxy S10 Plus, seu concorrente direto no mundo Android.
A interface da Huawei é agradável de usar, muito personalizável e com recursos como lanterna, calculadora e outros utilitários que se podem acessar sem precisar passar da tela de abertura. Os usuários de iPhone vão achar esse detalhe familiar, assim como a interface de modo geral.
O grande destaque do aparelho é a câmera, em primeiro lugar no ranking da DxOMark " 40MP, zoom óptico 5x, modo noturno e macro fantásticos, excelente grande angular, mais um sistema de Inteligência Artificial que encontra automaticamente o melhor modo para a foto. É um conjunto de lentes revolucionário, que estabelece um novo padrão para os smartphones.
Mas... é melhor do que o do Galaxy S10 Plus? Não há resposta simples para essa pergunta. O zoom é indiscutivelmente superior, e o modo noturno é imbatível para capturar detalhes em ambientes escuros; mas, no dia a dia, naquelas fotos que fazemos quando tiramos rapidamente o celular do bolso, o S10 Plus oferece um resultado que, aos meus olhos, parece mais satisfatório " cores mais naturais, menos ajustes de software e, em condições complicadas (como peixes nadando num aquário), foco mais rápido.
Para quem gosta de mexer com a câmera e explorar todas as suas possibilidades, o P30 Pro é sem igual; para quem quer registrar o momento sem maiores preocupações, o S10 Plus é uma aposta mais consistente.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela