Sábado, 20 de Abril de 2024

Juro em baixa favorece troca de crédito imobiliário

BrasilO Globo, Brasil 19 de agosto de 2019

Pouca gente sabe, mas é possível trocar o financiamento imobiliário de um banco pedindo a ...

Pouca gente sabe, mas é possível trocar o financiamento imobiliário de um banco pedindo a portabilidade para outro em busca de taxas de juros mais baixas " e um bom alívio no bolso. Com a queda na taxa básica de juros (Selic) para 6% ao ano, o menor patamar histórico, especialistas avaliam que é um bom momento para comparar as taxas no mercado e reavaliar o financiamento da casa própria. Segundo o Banco Central, em 2018 foram feitos 5.535 pedidos de portabilidade de crédito imobiliário, alta de 453,8% em relação a 2017. No primeiro semestre deste ano, já foram 3.466.
Apesar do crescimento, o número ainda é pequeno perto da portabilidade em outras modalidades de crédito. Para analistas, a principal causa é a desinformação sobre essa possibilidade. Outra razão é que não havia antes um ambiente econômico favorável como o de agora, com melhoria da regulação e maior competição nesse segmento de crédito.
" A transação só faz sentido quando a economia está melhorando e os juros estão em queda como agora, pois é preciso haver interesse do cliente em mudar e do banco em aceitar o novo crédito " diz Miguel José de Oliveira, executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.
é preciso proatividade
Nessa modalidade, o cliente precisa avaliar com o novo banco quais seriam as condições de financiamento sem mudar o saldo devedor nem o prazo. É preciso ter o imóvel já pronto e estar adimplente. Chegando-se a um acordo, o novo banco comunica ao anterior que recebeu o crédito. O banco original pode oferecer uma contraproposta ou passar todas as informações para o novo banco. E cada vez mais as instituições se mostram interessadas em negociar.
" Os pedidos quase dobraram neste ano. Temos interesse em receber os clientes porque esse crédito possibilita um relacionamento de longo prazo. O mercado está entrando em uma dinâmica nova, de mais concorrência " afirma Paulo Duailibi, superintendente executivo de negócios imobiliários do Santander.
Para Alberto Ajzental, professor de Economia e Negócios Imobiliários da FGV/PEC, esse é o momento de negociar um alívio nos juros:
" Para os bancos é um bom negócio receber (crédito de outro banco), mas eles não incentivam, pois podem perder. É preciso ser proativo.
Para tomar essa decisão, é preciso avaliar a possível economia obtida com a redução de juros e os custos envolvidos. Para comparar as taxas dos bancos, o consumidor precisa olhar o Custo Efetivo Total, que mostra o custo total do financiamento, e não apenas os juros nominais. Será cobrada novamente uma taxa de avaliação do imóvel, que em geral é de R$ 3.100, e uma taxa de cartório para a averbação fiduciária. Os custos são baixos perto da economia com um financiamento de longo prazo em muitos casos. Quanto maior o percentual de redução de juros e o tempo restante de financiamento, maior é essa economia.
negociar antes de decidir
Antes de trocar de banco, o mais indicado é fazer uma cotação no mercado.
" Para avaliar qual será de fato o Custo Efetivo Total, é importante pedir uma avaliação aos bancos. Mas, antes de fechar com o mais competitivo, negocie com o seu banco com essa avaliação de mercado em mãos. Ele não vai querer perder um bom cliente " aconselha Tiago Sayão, professor de Economia do Ibmec RJ .
Para os bancos, reduzir um pouco os juros e manter o cliente pode ser de fato vantajoso. Segundo cálculos de Daniel Linger, da RB Investimentos, enquanto a taxa básica de juros caiu, o spread (diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada pelo banco) do crédito imobiliário aumentou. Isso porque, com o menor rendimento da poupança, o custo do banco caiu mais que as taxas cobradas na ponta.
A Caixa vai criar uma nova modalidade de crédito imobiliário, com correção pela inflação, mas não está claro se estará aberta à portabilidade.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela