Viernes, 29 de Marzo de 2024

O caminho para obter um visto

BrasilO Globo, Brasil 22 de septiembre de 2019

Visto de trabalho

Visto de trabalho
O profissional, que pode ser prestador de serviço autônomo ou contratado direto, deverá apresentar a carta de contrato e fazer uma entrevista no consulado no Brasil. O governo português também tem uma lista de profissões em demanda no país, o que facilita a contratação e proporciona salários melhores.
Visto de empreendedor D2
Caso o brasileiro não tenha visto de residência ou cidadania, ele pode se candidatar a um visto D2 de empreendedor. É recomendada a abertura prévia da empresa numa viagem de turismo a Portugal ou por procuração em uma Loja do Cidadão. Com estes documentos, fica mais fácil requerer o D2 a partir do Brasil. Quando aprovado, é preciso solicitar em Portugal uma autorização de residência.
Vistos Startup e Golden
Já o Startup Visa e o Golden Visa têm requisitos e benefícios específicos. O primeiro, em geral, é ter uma empresa da área tecnológica. No segundo, pode-se abrir um negócio com pelo menos 10 postos de trabalho. Para o Golden também serve a compra de uma casa a partir de € 350 mil. Além do investimento inicial, a grande diferença é que no D2 o empresário tem que passar, pelo menos, seis meses por ano em solo português. Já nos outros, sete dias no primeiro ano e 14 nos demais.
Processo de abertura
Para abrir uma empresa em Portugal, deve-se ir à Loja do Cidadão, no país, que equivale à Junta Comercial no Brasil e, primeiro, pedir uma inscrição das finanças. Com isso, ele passa a ter a Atribuição de Número de Identificação Fiscal (NIF) e pode, então, criar a empresa.
Empresa na hora
A facilidade para abrir um negócio próprio é um grande atrativo. A empresa é constituída imediatamente em um único posto de atendimento, mediante a apresentação de documentos da entrada em Portugal e o número fiscal (CPF). O empresário ainda receberá gratuitamente por um ano um domínio ".pt", uma ferramenta para desenvolvimento de site e contas de e-mail. Mais informações em www.empresanahora.mj.pt.
Programas de apoio
O Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante oferece suporte técnico para estruturar, desenvolver e checar a viabilidade da empresa pelo e-mail gaem@acm.gov.pt. A Promoção do Empreendedorismo Imigrante (PEI) tem cursos de apoio à criação de negócios, carta de recomendação para viabilidade da empresa e consultoria. Informações em goo.gl/YKS4yM. E para conhecer a incubadora da APF, o site é www.startupbusiness.pt.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela