Sábado, 20 de Abril de 2024

Pec emergencial não deve ser aprovada neste ano

BrasilO Globo, Brasil 21 de noviembre de 2019

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), reconhece que a Proposta de Emenda ...

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), reconhece que a Proposta de Emenda à Constituição chamada pelo Executivo de PEC Emergencial não deve ser aprovada neste ano. O texto permite o corte de jornada e salário de servidores e o congelamento da progressão de carreiras para equilibrar as contas públicas.
O Ministério da Economia esperava economizar R$ 12 bilhões em 2020 com a medida e queria vê-la aprovada, na Câmara e no Senado, em 2019.
" Expectativa de aprovar este ano não existe. Mas, das três PECs que o governo enviou, a primeira aprovada deve ser a Emergencial " disse ontem o senador, em entrevista ao GLOBO.
Bezerra afirma que haverá resistências a essa PEC, mas os governadores devem pressionar por sua aprovação:
" Ela ganhará muita velocidade em fevereiro porque abre espaço fiscal no Orçamento da União e nos entes que aderirem aos instrumentos da emergência fiscal.
Além da PEC Emergencial, o governo propôs acabar com fundos públicos para obter R$ 220 bilhões e uma reforma no Pacto Federativo com o objetivo de transferir mais dinheiro para estados e municípios.
" Não tem essa história de engarrafamento de pauta " disse. " A expectativa é que as três PECs sejam concluídas no Senado até o fim de março. E na Câmara até o fim de junho.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela