Martes, 23 de Abril de 2024

Uma conversa em assunção

BrasilO Globo, Brasil 21 de noviembre de 2019

Cora Rónai

Cora Rónai
Perguntei ao Google a que distância fica Assunção do Rio de Janeiro, e ele me trouxe aproximadamente 3.030.000 resultados em 0,85 segundos. Na verdade, eu só precisava do primeiro deles, que vem em destaque, com mapinha e tudo, e que informa que as duas cidades estão a 1.802 quilômetros uma da outra, distância essa que, de carro, pode ser coberta em 23h31m. O Google só não sabe que um chão desses não dá para se calcular com a precisão científica de um relógio suíço.
Já estive mais longe sem sair do Brasil. No outro dia mesmo fui a Manaus, a 4.273,5 quilômetros daqui " mas tão mais perto.
Assunção fica logo ali, se houvesse avião direto o voo duraria pouco mais de duas horas, mas há um mundo de distância entre nós. Durante uma semana, "Brasil" foi só uma palavra positiva, que a gente gritava quando algum atleta conseguia uma boa marca " e isso aconteceu várias vezes durante o Campeonato Sul Americano de Natação Masters.
Dez delas foram obtidas por Mamãe, que voltou com igual número de medalhas de ouro, dois recordes mundiais e o troféu de melhor índice técnico feminino para casa. A sua décima prova, no final de vários dias de competição, foi 200 metros borboleta em piscina de 50 metros. É uma espécie de mini-Everest aquático, ainda mais para uma senhora de 95 anos.
" Escuta, " arrisquei no jantar, na noite anterior, depois que ela tinha participado de quatro revezamentos num dia só. " Isso não é nariz de santo, sabe? Digo, se você ficar cansada no meio da prova... larga, pede para sair, não é vergonha nenhuma.
Mamãe me olhou como se um dragão verde tivesse brotado da minha boca e estivesse flutuando sobre a mesa.
" Não foi para isso que eu vim até aqui!
" Sim, eu sei, claro, mas...
" Você não entendeu nada do esporte.
É. Não fui feliz. Talvez não seja mesmo isso que os guerreiros esperam ouvir antes da batalha; de qualquer forma, o recado estava dado, e eu torcia para que Mamãe o levasse a sério se, por acaso, se sentisse cansada no meio do caminho.
Mas, se ela se cansou, disfarçou bem. Tão bem que bateu o recorde mundial da modalidade " que, por sinal, havia sido estabelecido por ela mesma há cerca de oito meses.
A boa impressão que havíamos tido de Assunção assim que chegamos se confirmou ao longo da nossa estada. A cidade não é nenhuma megalópole, mas aí reside parte do seu charme " ela pode se dar ao luxo de existir devagar, à margem do mundo caótico com que nos acostumamos.
Tem uma mistura curiosa de tempos, grandes telões externos nos bairros novos e antigos edifícios abandonados no centro, wifi por toda a parte e jornais impressos, matambre e sushi. A Calle Palma fala de uma América Latina antiga, eletrônicos, perfumes, índios vendendo artesanato, cafés, botequins, sorveterias.
Ainda não foi descoberta pelo turismo de massa, e vive para si. Para quem visita, é mais ficção do que documentário, e isso faz toda a diferença.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela