Viernes, 29 de Marzo de 2024

O globo termina 2019 como líder no país

BrasilO Globo, Brasil 23 de enero de 2020

O GLOBO terminou 2019 como o jornal de maior circulação total no país. Em dezembro último, ...

O GLOBO terminou 2019 como o jornal de maior circulação total no país. Em dezembro último, alcançou 333.772 exemplares impressos e assinaturas digitais na média de sete dias de circulação, segundo informações do Instituto Verificador de Comunicação, o IVC Brasil, que monitora os dados do mercado de comunicação no país.
O GLOBO vem seguido pela Folha de S.Paulo, com um total de 329.394, e pelo Estado de S.Paulo, que somou 245.482 em dezembro. No impresso, o levantamento considera os exemplares comercializados em bancas de jornal e distribuídos para assinantes, enquanto no digital são contabilizadas tanto as assinaturas exclusivas da plataforma on-line quanto as do formato impresso com acesso ao site do GLOBO.
O resultado reflete uma forte trajetória de crescimento da carteira digital do GLOBO, que teve aumento de 154,6% desde o início de 2017. Nesse mesmo período, a Folha cresceu 42,6% e o Estado, 77,5%.
" A liderança reflete uma transformação cultural sem precedentes. O GLOBO tem hoje uma Redação que analisa obsessivamente o comportamento de sua audiência e busca produzir conteúdo relevante para esse público. Com esse espírito, lançamos produtos que deram valor à assinatura. E vem mais por aí, em breve " diz Alan Gripp, diretor de Redação do GLOBO.
Novos produtos digitais
No último ano, O GLOBO ampliou seu portfólio de produtos digitais com aplicativos, podcasts e outras ferramentas, ancorado no compromisso de garantir jornalismo de alta qualidade, ágil e analítico.
Esse esforço elevou o jornal, em outubro último, à posição de líder digital entre seus concorrentes no país, com 25 milhões de usuários únicos. No mês seguinte, dado mais recente disponível, bateu 27,7 milhões, aumento de 25% em 12 meses, segundo dados da ComScore.
O GLOBO foi seguido pela Folha, com 22,9 milhões, numa queda de 3% na comparação com novembro de 2018, e pelo O Estado de S. Paulo, com 16,7 milhões, um recuo de 14% no mesmo período.
Segundo o IVC, O GLOBO é líder também em circulação impressa, tendo alcançado média de 101.182 exemplares em dezembro. Em segundo lugar vem O Estado de S. Paulo, com 96.752, e em terceiro, a Folha de S. Paulo, com 81.918.
Em circulação digital, a Folha lidera com 247.476 acessos pagos, seguida do GLOBO com 232.590 e do Estado com 148.730.
Em 2019, o jornal lançou um novo aplicativo, que reúne todo o conteúdo disponível no site e as edições impressas num mesmo ambiente. E colocou no ar a Calculadora da Previdência, que ajuda a simular o tempo que falta para receber a aposentadoria e o valor do benefício segundo as novas regras, tendo somado mais de 6,2 milhões de acessos em 2019. A plataforma Celina, que reconhece o papel de protagonismo da mulher na sociedade e é dedicada à diversidade, entrou no ar em março.
Vieram também premiações como o Latam Digital Media Awards, com o prêmio de melhor site com o projeto "O homem na lua em realidade aumentada", levando ainda o troféu de melhor estratégia de conteúdo pago. O GLOBO arrematou também o prêmio "Relatoría para la Libertad de Expresión", pela reportagem que mostrou a contratação em gabinetes de 102 pessoas com laços familiares com o clã Bolsonaro.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela