Domingo, 31 de Mayo de 2020

Fisiologista de gabigol deu aval para yaya touré no vasco em 2021

BrasilO Globo, Brasil 31 de mayo de 2020

Alex Evangelista, depois de um tempo afastado, se reaproxima do Vasco. Ou ao menos isso pode ...

Alex Evangelista, depois de um tempo afastado, se reaproxima do Vasco. Ou ao menos isso pode acontecer, dependendo do resultado da próxima eleição para a presidência do clube. O fisiologista, que foi coordenador científico do cruz-maltino de 2015 a 2017, durante a última gestão de Eurico Miranda, foi quem deu o aval para Luiz Roberto Leven Siano fechar um acordo com o meia Yaya Touré.
A revelação foi feita pelo candidato à presidência do Vasco em entrevista ao site Globoesporte.com. Alex Evangelista, que atualmente é o fisiologista particular de Gabigol, foi consultado por Leven Siano a respeito da possibilidade de Yaya Touré ainda jogar em alto nível. Aos 37 anos, o marfinense não atua desde outubro do ano passado e vem de temporada na segunda divisão do futebol chinês.
Evangelista explicou como fez sua análise:
" O Leven Siano me trouxe uma relação de nomes e eu respondi a ele sobre o Yaya, depois de estudar, de falar com amigos analistas de desempenho, pessoas que acompanham de verdade o futebol. De fato, o Yaya tem um "gap" mesmo nos últimos anos, tem jogado pouco, mas não é por lesão. Ele é um jogador mais velho. Se você não faz um trabalho científico com ele, é isso mesmo, ele caminha para a aposentadoria. Mas se você olhar onde ele jogou depois que saiu do Manchester City (Olympiakos, da Grécia e Qingdao Huanghai, da China), posso te garantir que ele não teve um trabalho científico para prolongar a carreira, especialmente na China.
Em sua passagem mais recente pelo Vasco, Evangelista criou o Centro Avançado de Preparação, Recuperação e Rendimento Esportivo (Caprres) e teve a oportunidade de trabalhar com um elenco repleto de veteranos com status de titulares. Estavam em São Januário, na época, o zagueiro Rodrigo, o lateral-esquerdo Julio Cesar, os meias Andrezinho e Nenê, o atacante Jorge Henrique, todos acima dos 32 anos. Em campo, durante os três anos de trabalho de Evangelista, o time somou dois títulos cariocas, uma classificação para a Libertadores, um rebaixamento para a Série B e um terceiro lugar na Segundona.
botafogo critica yaya
Com a eleição de Alexandre Campello, Evangelista e o Caprres deixaram São Januário. É Leven Siano quem o reaproxima do clube.
" Logo que quis lançar a candidatura, Leven Siano me procurou para saber da possibilidade de eu voltar. Disse a ele que não me envolveria como da última vez, em que defendi meu trabalho e acabei sendo envolvido na política do clube. Ficamos de conversar mais para frente e me comprometi a ajudar no que fosse preciso.
Alex Evangelista não fechou as portas para trabalhar com Yaya Touré caso Leven Siano seja eleito e o marfinense venha. O fisiologista disse ter contrato de exclusividade com Gabigol, em que o rubro-negro tem prioridade em relação aos horários, mas afirmou que isso não seria um problema.
Já o Botafogo anunciou ontem que encerrou sua negociação com Yaya. Vice-presidente comercial e de marketing do alvinegro, Ricardo Rotenberg não poupou críticas ao jogador.
" Um cara sem palavra, que teve uma atitude sem caráter " disse ao globoesporte.com