Martes, 23 de Abril de 2024

Ranking o globo: os ídolos ainda são os mesmos

BrasilO Globo, Brasil 26 de mayo de 2020

A lista dos maiores ídolos do Botafogo, divulgada ontem, encerrou a série de O GLOBO/"Extra" que ...

A lista dos maiores ídolos do Botafogo, divulgada ontem, encerrou a série de O GLOBO/"Extra" que elegeu os principais jogadores dos quatro grandes clubes do Rio. Durante todo o mês de maio, as listas, como já era esperado, foram recebidas com elogios e polêmicas e geraram muitos debates nas redes sociais. Curiosamente, um fato foi unânime na relação dos quatro clubes: a primeira colocação coube a ídolos que já pararam há um bom tempo.
Zico, do Flamengo, se aposentou do futebol em 1994 quando estava no Kashima Antlers, do Japão. Roberto Dinamite, do Vasco, pendurou as chuteiras um ano antes. Castilho, do Fluminense, e Garrincha, do Botafogo, se notabilizaram em décadas anteriores. Isso mostra que será preciso mais do que novos títulos para superar essa idolatria.
" A permanência nos clubes se tornou mais rara. O jogador do passado era apresentado a menos propostas de sair. O outro motivo é que o ídolo de uma época antiga, pré-fartura de imagem, vai ficando no terreno da mitologia, de feitos recontados. Quando uma carreira de um atleta de enorme valor termina, fica na memória o que ganhou, mas toda carreira teve campeonatos não ganhos. Do jogador mais recente, você tem fresco na memória os momentos em que não venceu " opina o colunista Carlos Eduardo Mansur.
Dos anos 1990 para cá, quem chegou mais perto de assumir a primeira colocação foi Fred, no ranking do Fluminense. A diferença do camisa 9 para Castilho, titular por 19 temporadas e recordista de partidas pelo tricolor, foi de apenas dois votos.
" Quando se trata de ídolos, o Fluminense nunca foi e nunca será monotemático. Castilho marcou época por seu amor e devoção à instituição, conquistou inúmeros títulos e ainda amputou parte de um dedo para acelerar a sua volta aos gramados. Já Fred, sem dúvida alguma, é o grande ídolo recente do Fluminense, o maior jogador do clube no século XXI e maior artilheiro em jogos oficiais " analisa Dhaniel Cohen, gerente do Flu-Memória.
gérson em três listas
No Flamengo, nem a conquista da Libertadores de 2019 fez o posto de Zico ser ameaçado. O Galinho foi o primeiro colocado entre todos os 50 jornalistas que votaram no top-30 do Flamengo e atingiu a pontuação máxima. Do elenco atual, Gabigol foi o melhor colocado, na quinta posição.
Nenhum clube carioca se limita a apenas 30 ídolos e muita gente boa ficou de fora. A ausência mais polêmica na lista rubro-negra foi Ronaldo Angelim. Se o ranking fosse de 31 nomes, o ex-zagueiro estaria presente.
O Flamengo foi quem mais teve atletas diferentes votados: 46 no total; o Botafogo foi quem teve menos, com 32. No alvinegro, a distância de Garrincha para Nilton Santos foi de 12 votos.
Gérson, o Canhotinha, foi o único que conseguiu estar presente em três listas diferentes " 6º no Botafogo, 12º no Flu e 25º no Fla.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela