Viernes, 19 de Abril de 2024

Mistura de utilitário com cupê é a receita da vw para a crise

BrasilO Globo, Brasil 30 de mayo de 2020

Carro etc

Carro etc
Ainda há fábricas e concessionárias fechadas, além de meses de estoque nos pátios, mas as montadoras continuam a lançar modelos. A novidade da semana (apresentada numa live) é o Volkswagen Nivus, mistura de utilitário, hatch e cupê.
Com silhueta inspirada em crossovers como o BMW X6 e o Mercedes GLE Coupé, o modelo foi desenhado no Brasil. Portas, teto, para-brisa e o entre-eixos (de 2,56m) são os mesmos do VW Polo. Capô, para-lamas, faróis e toda a traseira são novos.
O que dá o ar diferente a esse "cupê urbano" (como diz a Volks) são os balanços maiores até que os do T-Cross. Assim, o Nivus mede 4,26m de comprimento total " 21cm a mais que o Polo. O ganho foi todo no porta-malas, com 415 litros de capacidade, superando os 373 l do T-Cross.
No recheio, o Nivus poderá receber painel digital, faróis totalmente em LEDs e até frenagem autônoma de emergência, com controlador de velocidade adaptativo. Mas o fabricante aposta que o maior atrativo será o VW Play, um novo sistema multimídia desenvolvido no Brasil. Tem tela de 10,1", e seu software permitirá ao consumidor baixar aplicativos desenvolvidos para o sistema.
A posição dos ocupantes em relação à cabine é a mesma do Polo. Isso significa que há bom espaço para quatro adultos. Se o porte está mais para o Polo, na alma, o Nivus é quase um T-Cross. Do utilitário veio o conjunto de suspensão mais alto.
Pudemos dirigir um protótipo dentro de um campo de provas, por diferentes tipos de piso. Apesar de usar os mesmos pneus 205/55 R17 do T-Cross, o Nivus tem um rodar mais suave, sobretudo em asfalto irregular. É uma calibração confortável " adequada ao país dos quebra-molas e valetas. Por outro lado, a carroceria 7,5cm mais baixa que a do T-Cross deixou o Nivus com agilidade mais próxima à do Polo, com direção afiada e precisa.
Não nos foi permitido aferir marcas de desempenho, mas espere números próximos aos do T-Cross, já que o motor é o mesmo 1.0 TSI de 116/128cv. Um start-stop poderia melhorar o consumo.
No lançamento virtual, a Volks não deu detalhes de preços e versões. Adiantou que o Nivus virá apenas com motor 1.0 TSI e câmbio automático, e que será posicionado abaixo do T-Cross.
Pode-se estimar que custará de R$ 80 mil a R$ 110 mil, dependendo da versão e dos equipamentos. A expectativa do fabricante é de que as vendas comecem já em junho, junto com o reinício da produção em São Bernardo do Campo (SP) e com a paulatina reabertura das concessionárias no Brasil.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela