Jueves, 25 de Abril de 2024

Volta do público aos estádios do rio é adiada, sem nova previsão

BrasilO Globo, Brasil 10 de julio de 2020

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), confirmou que não vai liberar a presença do ...

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), confirmou que não vai liberar a presença do público em eventos esportivos a partir de hoje, como publicado em decreto no fim do mês passado. Há uma semana, ele já havia dito que iria ter reuniões com o conselho científico do município e outros órgãos envolvidos antes de deliberar sobre o retorno. Crivella não anunciou nova data ou em que fase poderá ter a liberação de torcida em estádios e ginásios.
Desta forma, como a Ferj já havia antecipado, as finais do Carioca entre Flamengo e Fluminense, domingo e quarta-feira, serão com portões fechados, no Maracanã.
A principal justificativa do prefeito não tem relação direta com os números da Covid-19 que, segundo ele, continuam em queda na capital. O problema é a segurança a cargo da Polícia Militar.
" Não tem condições de manter a segurança fora do estádio, dentro do estádio e nos transportes. O governo do estado tem tido problemas em nos ajudar com a PM. Não vamos abrir correndo o risco de ter enormes aglomerações, dentro e fora. A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária não dariam conta " disse Crivella em entrevista coletiva. " Além disso temos uma pesquisa interna que mostra que 60% da população é favorável a medidas de isolamento.
No último domingo, a Ferj já havia se posicionado contrária a reabertura dos estádio a 1/3 do público por ter que remontar todo o seu protocolo de retomada das partidas, o Jogo Seguro.
Mais duas mortes
Após o fim do Carioca, o futebol será retomado pela CBF em 9 de agosto, quando começa a disputa do Campeonato Brasileiro " a Copa do Brasil volta dia 26. Palco da decisão estadual, o Maracanã também abriga em seu complexo um dos hospitais de campanha para o tratamento de casos de Covid-19.
Segundo informação da Secretaria Estadual de Saúde, o hospital registrou duas mortes pelo novo coronavírus na quarta-feira, data do Fla-Flu da Taça Rio.
Ainda segundo informações da secretaria, há atualmente 36 pessoas internadas no local, sendo 10 na enfermaria e 26 na Unidade de Tratamento Intensivo. A SES informa que a operação de jogos no Maracanã não atrapalha o trabalho dos profissionais da saúde na instalação, que fica ao lado.
Mandante do jogo, o Fluminense fez movimento de se recusar a realizar o jogo no estádio, mas voltou atrás alegando ferir o contrato que possui com a administradora do Maracanã. O tricolor, ao lado do Botafogo, são os dois clubes que, desde a primeira hora, foram contrários ao retorno da disputa, enquanto não houvesse, segundo eles, um real achatamento da curva de contágio no Estado.
Em 18 de junho, data que marcou o retorno do Campeonato Estadual, duas mortes também foram registradas no hospital de campanha, no mesmo dia em que o Flamengo encarou o Bangu, pela fase de classificação da Taça Rio.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela