Jueves, 25 de Abril de 2024

Na seleção, novidades e desfalques em clássicos

BrasilO Globo, Brasil 19 de septiembre de 2020

A previsão do presidente da CBF, Rogério Caboclo, de que, diante da pandemia, não seria possível ...

A previsão do presidente da CBF, Rogério Caboclo, de que, diante da pandemia, não seria possível evitar o choque entre os jogos da seleção brasileira e do Brasileirão tomou contornos mais reais com o anúncio dos convocados para os dois primeiros jogos das Eliminatórias da Copa 2022.
A lista do técnico Tite tem dois do Flamengo, Rodrigo Caio e Everton Ribeiro, o goleiro Santos, do Athletico, e dois jogadores do Palmeiras: o goleiro Weverton e o volante Gabriel Menino, a surpresa da relação. O Brasil enfrenta a Bolívia em 9 de outubro, na Neo Química Arena, em São Paulo. Dia 13, o adversário é o Peru, em Lima.
O prejuízo para os clubes da Série A será entre dois e três jogos, a depender da tabela de cada um. Clássicos serão afetados.
No caso do Flamengo, a perda em três rodadas é indiscutível. A sequência rubro-negra tem Sport (7/10), o clássico com o Vasco (10/10) e o jogo contra o Goiás, remarcado para 13/10 com objetivo de facilitar a permanência direta do time no Equador para duas rodadas seguidas na Libertadores.
A data Fifa é ainda mais prejudicial ao Fla porque Arrascaeta foi convocado para a seleção uruguaia. O mesmo deve acontecer com o chileno Isla. O Palmeiras cederá Viña para os uruguaios e Gustavo Gómez ao Paraguai.
A lista de jogos afetados do Palmeiras inclui o Botafogo, dia 7, e ainda o clássico contra o São Paulo. Dependendo da logística de retorno dos jogadores da seleção, o time de Vanderlei Luxemburgo pode ter desfalques também contra o Coritiba, dia 14.
Efeito pandemia
Tite já tinha convocados os jogadores para os dois jogos das Eliminatórias em março, só que a pandemia mudou os planos. E também sete nomes daquela lista. Dois ausentes na mais recente são os atacantes Gabigol e Bruno Henrique, do Flamengo. Everton Ribeiro, por outro lado, apareceu nas duas.
O técnico da seleção não atribuiu a mudança à troca de Jorge Jesus por Domènec Torrent. Para completar o cenário no ataque, Gabriel Jesus ficou liberado da suspensão. A pena aplicada pela expulsão na final da Copa América 2019 prescreveu.
" Estamos em setembro. Para futebol, o que vale é o desempenho técnico individual. A mecânica da equipe é uma coisa. O bom domínio, o bom passe, estar em forma, tudo isso é responsabilidade do atleta. Técnico não chuta, não tem precisão " disse Tite.
Quanto a Gabriel Menino, de 19 anos, Tite explicou que o chamou como lateral-direito por vê-lo mais como um construtor de jogadas na posição. Daniel Alves, que não foi chamado, já exercia esse papel na seleção.
na web
a lista: Confira os convocados em oglobo.globo.com/esportes
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela