Sábado, 20 de Abril de 2024

Momento é de renegociação

BrasilO Globo, Brasil 15 de enero de 2021

Sou inquilino, como negociar o reajuste?

Sou inquilino, como negociar o reajuste?
Caso o reajuste do aluguel pelo IGP-M não caiba no seu bolso, a recomendação é procurar a corretora ou o proprietário para negociar o reajuste anual por uma taxa mais razoável. Algumas dicas são: comparar o valor do seu aluguel com o de imóveis vizinhos; sugerir um valor justo que possa pagar em dia e mostrar como pretende fazê-lo por, pelo menos, um ano; conversar com a imobiliária ou o dono do imóvel sobre descontos para pagamento adiantado; apresentar outros indexadores para reajuste do aluguel; se tiver perdido o emprego ou registrado queda de faturamento, reunir documentos que comprovem a redução de renda; e reforçar que você é um bom pagador e que cuida do imóvel.
Sou proprietário, o que fazer?
O reajuste pelo IGP-M é uma prerrogativa do proprietário, caso esteja em contrato. A imposição, porém, pode inviabilizar a permanência do locatário no imóvel, acarretando custos para mantê-lo desocupado. Por isso, recomenda-se negociar para evitar perder o inquilino.
E se não houver acordo?
Caso o inquilino se recuse a pagar o valor proposto pelo proprietário, ele deve pedir a rescisão do contrato, com o pagamento de multa.
Qual é o valor da multa?
Os valores são definidos em contrato. A prática do mercado é fixá-la em três vezes o valor do aluguel, com cobrança proporcional ao tempo que falta para o encerramento do contrato. Também é praxe estipular isenção após o 12º mês.
O proprietário pode exigir a desocupação do imóvel?
Em condições normais, não. O contrato oferece certa proteção ao inquilino, mas, em caso de descumprimento, como o não pagamento do aluguel, o proprietário pode abrir uma ação de despejo, que dá prazo de 15 ou 30 dias para a desocupação do imóvel. A Lei de Regime Jurídico Emergencial para o período da pandemia suspendeu a concessão de ordens liminares de despejo temporariamente, mas o prazo se encerrou em 30 de outubro.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela