Viernes, 29 de Marzo de 2024

Globoplay aposta em áudio e amplia o cardápio de podcasts

BrasilO Globo, Brasil 22 de enero de 2021

Já conhecido dos brasileiros pela oferta de programas e séries em vídeo, o Globoplay quer se ...

Já conhecido dos brasileiros pela oferta de programas e séries em vídeo, o Globoplay quer se tornar destino do público que procura conteúdo em áudio. Ontem, a plataforma de streaming anunciou investimentos e parcerias em seu portfólio de podcasts, formato que registrou aumento de 33% na audiência em 2020, em relação ao ano anterior, e já alcança 28 milhões de brasileiros, segundo pesquisa da Kantar Ibope Media. Entre as novidades estão a incorporação de materiais produzidos pelas redações do Grupo Globo, incluindo O GLOBO, e de podcasters independentes, além da transmissão ao vivo do sinal da rádio CBN.
" A história do Grupo Globo com o som, com o áudio, é muito antiga. Ela começa há 75 anos com a criação da Rádio Globo. E o rádio é até hoje, no Brasil, um veículo muito importante, porque ele tem uma característica muito peculiar, que é a proximidade. O som é companheiro " afirmou o presidente-executivo da Globo, Jorge Nóbrega, no evento AudioDay Globo 2021. " É com essa memória do rádio que nos reinventamos para criar produtos. Mas muito identificado com o processo de transformação que estamos tendo na Globo em geral, que é a junção da tecnologia com conteúdo de qualidade e com a criatividade para produzir experiências mais emocionantes e mais marcantes na vida das pessoas.
Podcasts do GLOBO
O GLOBO participa do novo projeto com os podcasts Ao Ponto, apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, e Lauro e Gabeira, uma conversa semanal entre o colunista Lauro Jardim e Fernando Gabeira.
" Aqui no GLOBO, nós temos muito orgulho de fazer parte desse novo ecossistema de áudio da Globo " afirmou Lauro Jardim, em mensagem gravada para o evento.
Da rádio CBN, estreiam no Globoplay os podcasts Panorama CBN, Academia CBN com Mario Sergio Cortella, Nossa Língua de Todo Dia com Pasquale Cipro Neto e a Rádio Sucupira. Eles se juntam a mais de 80 títulos produzidos pela Globo por nomes como Pedro Bial, Angélica e a equipe do Fantástico, e mais de 40 podcasts de esporte, como A Mesa, comandado por André Rizek e Paulo Vinícius Coelho.
Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais da Globo, destacou que as plataformas digitais do Grupo Globo alcançam mais de cem milhões de pessoas todos os meses, com diferentes interesses, e é preciso ampliar o cardápio para atender a demanda do público.
" Estamos trazendo para as nossas plataformas ainda mais vozes. Vozes do mercado independente, buscando parcerias, buscando diversidade " afirmou Brêtas. " A gente quer falar com todo mundo e quer servir jornalismo, entretenimento, esportes... Um cardápio completo.
Nesse sentido, o Globoplay anunciou a inclusão em seu portfólio de uma gama diversificada de podcasts independentes, como o BBB Tá On, de Jeska Grecco e Samir Duarte, que debate o que acontece no reality show; e Astrológicas, de Isabel Mueller e Titi Vidal, com foco na astrologia. Parentalidade, com as jornalistas Karina Godoy e Natália Ariede, dá dicas para pais e mães no cuidado com os filhos.
Pega Essa Ref, de Kaique Brito, de 16 anos, fala sobre a cultura pop e questões que envolvem a geração Z. Em Atenção Passageiros, Lito Sousa, mecânico de aeronaves e, em breve, piloto, fala sobre o setor aéreo; e Amanda Dias, em Fala, Emancipade, dá dicas de finanças de maneira descomplicada. Para os gamers, um podcast com Diego Lunacy vai debater o lado esportivo do popular jogo League of Legends.
Ivan Mizanzuk, um dos mais conhecidos podcasters do mercado brasileiro, realizador do Projeto Humanos, foi contratado para desenvolver novos projetos. O Globoplay também fechou parceria com a produtora B9, dos conhecidos canais Mamilos e Braincast.
" Participamos ativamente desse mercado desde 2005, e nos últimos anos o vimos crescer, tanto em número de ouvintes, quanto na oferta de conteúdo e na sofisticação da participação das marcas nessas conversas " afirmou Carlos Merigo, sócio do B9 e apresentador do Braincast. " Nesse contexto, no momento em que a Globo nos fez o convite de parceria, não tivemos dúvida de que era a melhor escolha. É uma marca brasileira, associada a um padrão de qualidade, com a qual temos orgulho de agora unir nossa trajetória.
17% dos brasileiros
A aposta nesse formato faz sentido, já que o público cresce ano a ano. Guilherme Figueiredo, diretor de produtos de Áudio Digital da Globo, apresentou números de uma pesquisa encomendada à Kantar Ibope Media mostrando que, em 2019, 13% dos brasileiros maiores de 16 anos, ou 21 milhões de pessoas, se declaravam ouvintes de podcasts, percentual que subiu para 17% ano passado, um público de 28 milhões de pessoas.
" Esse crescimento também se reflete nos números da Globo. Tivemos um aumento de incríveis 450% nos downloads totais de 2020, em comparação a 2019 " afirmou Figueiredo.
E esse interesse do público abre oportunidades para o mercado publicitário. Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, destacou uma característica do formato que o diferencia de outras mídias, que é a proximidade do ouvinte com o apresentador.
" Você pode escutar um podcast ao mesmo tempo em que está dirigindo, tomando banho, indo dormir " disse Schaeffer. " Isso é fundamental porque o podcast consegue fazer uma ligação bastante íntima com os âncoras, e é isso o que as marcas procuram. Elas querem não interferir na vida das pessoas, elas querem fazer parte da vida das pessoas.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela