Jueves, 25 de Abril de 2024

Oms: casos de coronavírus aumentam globalmente

BrasilO Globo, Brasil 2 de marzo de 2021

O número de novas infecções por coronavírus aumentou globalmente na semana passada pela primeira ...

O número de novas infecções por coronavírus aumentou globalmente na semana passada pela primeira vez em sete semanas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os casos subiram em quatro das seis regiões da OMS: Américas, Europa, Sudeste Asiático e Mediterrâneo Oriental.
Em entrevista a jornalistas, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse ontem que o aumento nos casos foi "decepcionante, mas não surpreendente" e exortou os países a não relaxarem as medidas de combate à doença.
" Era muito cedo para os países dependerem apenas dos programas de vacinação e abandonarem outras medidas "disse. " Estamos trabalhando para entender melhor esses aumentos na transmissão. Mas parte disso parece ser devido ao relaxamento das medidas de saúde pública, à circulação contínua de variantes e às pessoas baixando a guarda. As vacinas ajudarão a salvar vidas, mas se os países dependerem apenas das vacinas, estarão cometendo um erro.
Tedros também criticou os países ricos por acumularem doses de vacinas, e afirmou que era do interesse de todos que as pessoas vulneráveis fossem protegidas em todo o mundo. Ele lembrou que Gana e Costa do Marfim se tornaram os primeiros países, ontem, a começar a vacinar pessoas com doses fornecidas pela Covax, o programa internacional de fornecimento de vacinas para países pobres e de renda média. Na América Latina, a Colômbia foi o primeiro país a receber as doses.
" Os países não estão competindo entre si, esta é uma corrida comum contra o vírus " afirmou o diretor da OMS. " É lamentável que alguns países continuem a priorizar a vacinação de adultos jovens mais saudáveis com menor risco de doenças em suas próprias populações, à frente dos profissionais de saúde e idosos em outros lugares.
O mecanismo foi criado na tentativa de evitar que os países ricos se apoderem de todas as doses " que ainda estão sendo produzidas em quantidades muito pequenas para atender à demanda global.
Mike Ryan, principal especialista em emergência da OMS, afirmou ainda que a luta global contra o coronavírus está em melhor estado agora do que há 10 semanas, antes do início do lançamento das vacinas. Mas lembrou era muito cedo para dizer que o vírus estava sob controle.
" Seria muito prematuro e eu diria carente de realismo pensar que vamos acabar com o vírus até o final deste ano.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela