Martes, 23 de Abril de 2024

Fux derruba liminar do TJ-RJ e fixa concessão da Cedae em 35 anos

BrasilO Globo, Brasil 22 de abril de 2021

Agência O Globo -
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, determinou que o prazo de concessão da Cedae seja fixado em 35 anos, como prevê o edital de licitação da companhia

Agência O Globo -
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, determinou que o prazo de concessão da Cedae seja fixado em 35 anos, como prevê o edital de licitação da companhia. Para isso, Fux precisou suspender a decisão liminar da Justiça do Rio que havia reduzido o prazo para 25 anos, pelo entendimento de que esse era o tempo máximo previsto pela Lei Estadual das Concessões.
Críticas:  Especialistas contestam projeto apresentado pelo presidente da Alerj para suspender leilão da Cedae
No entender do ministro do STF, "a titularidade dos serviços públicos de saneamento básico segue sendo dos municípios integrantes, a despeito da execução dos serviços se dar de modo conjunto no âmbito da unidade interfederativa". Logo, a Lei Estadual não poderia ser um obstáculo para o prazo de 35 anos.
Esse era o argumento usado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) nos recursos apresentados ao STF e ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), na última segunda-feira (19). No texto, ao qual O GLOBO teve acesso, a Procuradoria argumentava que as concessões são de competências municipais e que o edital foi aprovado pelo voto dos municípios que integram o Instituto Rio Metrópole. A decisão dá tranquilidade em relação à realização do leilão marcado para o próximo dia 30.
Ineficaz:  Manobra da Cedae para eliminar efeitos da geosmina acabou lançando metal na água e não resolveu problemas
Na semana passada, o governo ressaltou que o tema já tinha sido alvo de deliberação no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), que se manifestou de acordo com a tese do governo do estado sobre o tempo de concessão em 35 anos. A ação que pediu a redução do prazo de concessão foi movida pelos deputados Luiz Paulo (Cidadania), Lucinha (Lucinha), Waldeck Carneiro (PT), Gustavo Schmidt (PSL) e Flávio Serafini (PSOL). Ainda não se sabe se o grupo de parlamentares vai recorrer.
Até o momento, 12 empresas já realizaram visitas técnicas nas instalações da companhia em 35 municípios do estado e formalizaram o seu interesse em participar do leilão. A entrega das propostas vai até o dia 27 deste mês.
Será?  Presidente da Cedae diz que procedimento de descarga contra a geosmina está sendo 'exitoso'
O leilão será dividido em quatro blocos, numa modelagem elaborada pelo BNDES, com objetivo de quase universalizar a coleta e o tratamento de esgoto e o fornecimento de água. Também estão no edital medidas de recuperação do meio ambiente.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela