Martes, 23 de Abril de 2024

Emprego na amazônia legal vem de serviços e setor público

BrasilO Globo, Brasil 9 de octubre de 2021

Um mercado de trabalho sustentado pelos serviços públicos e privados: é assim que as pesquisas ...

Um mercado de trabalho sustentado pelos serviços públicos e privados: é assim que as pesquisas mostram a situação nas cidades que formam a Amazônia Legal, uma região que reúne 772 municípios distribuídos pelos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. A agropecuária, na contramão, vem cortando vagas. O retrato integra o projeto Amazônia 2030, que se propõe a preparar um plano de ação para desenvolvimento humano na região.
Segundo o economista Gustavo Gonzaga, professor da PUC, uma das quatro entidades que formam o projeto, o dinamismo econômico se concentra nas cidades, e o setor de serviços é o que mais emprega. Entre 2012 e 2019, a ocupação em serviços cresceu 28,3%, mas na agropecuária caiu 16%.
" Enquanto o emprego em geral subiu 5% em oito anos, na agropecuária caiu bem. As áreas desmatadas destinadas a pastagens aumentaram, mas não estão gerando emprego. Os setores que sustentam a ocupação são o público e os serviços, nas cidades " explica Gonzaga, que conduziu a pesquisa com Francisco Cavalcanti e a demógrafa Flávia Alfenas, todos da PUC-Rio.
Em estudo anterior, os pesquisadores já haviam mostrado que a informalidade é bem maior na Amazônia: enquanto na média brasileira alcança 40% dos trabalhadores, lá atinge 60%.
Mas, com o aumento do emprego no setor de serviços, veio a queda do salário. A renda, que já era baixa, caiu 6% no período, a R$ 1.426, abaixo da média dos ocupados, diante da alta informalidade, de 63,4%.
propostas aos candidatos
O setor público, o segundo maior empregador da região, cresceu 21,6% no período, com contratação nas áreas de saúde, educação e segurança. Essa concentração no setor público mostra que há pouco dinamismo no setor privado para criar empregos na região, segundo Gonzaga.
O projeto reúne o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, a Climate Policy Initiative (CPI) e o Departamento de Economia da PUC-Rio.
" A ideia do projeto no final é fazer propostas aos candidatos a presidente da República. São mais de 50 projetos, bem diversos.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela