Miércoles, 24 de Abril de 2024

Melhor fora de casa, botafogo liga alerta para lado emocional

BrasilO Globo, Brasil 3 de mayo de 2022

Desde a chegada de Luís Castro, o Botafogo tem conquistado resultados melhores longe do Nilton ...

Desde a chegada de Luís Castro, o Botafogo tem conquistado resultados melhores longe do Nilton Santos do que em casa, com o estádio lotado. Esse retrospecto coloca em evidência a importância do trabalho psicológico com os jogadores, como o próprio treinador apontou após o empate com o Juventude. No domingo, o português sugeriu que a presença de mais de 34 mil alvinegros possa ter afetado o lado emocional do elenco.
Não há verdade absoluta quando se discutem os efeitos de atuar num estádio cheio sobre os atletas. Há os que se inflamem mesmo sob pressão de rivais, enquanto outros sucumbem. Mas essa é uma força difícil de ignorar.
" O Botafogo vive um período de euforia em relação à torcida, todos muito animados achando que agora vai conquistar tudo. O tempo do esporte não é assim. O grande desafio para o atleta é saber que as pessoas que assistem à partida não podem atrapalhar o desempenho dele " explica Raphael Zaremba, professor de psicologia do esporte da PUC-Rio.
Há quatro anos, o Botafogo conta com Paulo Ribeiro trabalhando diretamente com o time profissional. Na base, há outra equipe que atua com os jovens. Referência na área da psicologia do esporte, Ribeiro vê a ansiedade por parte dos atletas com normalidade e como uma consequência da expectativa alta na Era Textor.
" A ansiedade é de todos nós. Minha, do treinador, da torcida, dos dirigentes... É de um novo Botafogo, com uma nova era, que está carregada de esperança. Essa esperança, em alguns momentos, se traduz numa certa ansiedade de querer acertar tudo de uma vez. É necessário controlá-la para que consigamos construir uma equipe, que está se formando agora para dar frutos num futuro próximo " argumenta Ribeiro.
Além do campo, os atletas agora estão sujeitos a pressão no ambiente virtual, o que exige mais cuidado para administrar expectativas.
" É um acesso direto que antes não existia. É inevitável que isso abale a pessoa, a não ser que ela seja muito madura para descartar certos comentários. Para quem é anônimo já é uma questão, para quem é ídolo é muito maior. O atleta tem que conseguir lidar com isso " completa Zaremba.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela