Jueves, 18 de Abril de 2024

Tite quer reduzir lista da Copa a até 33 nomes após novas observações

BrasilO Globo, Brasil 12 de agosto de 2022

Agência O Globo -
A exatos cem dias da Copa do Mundo, a seleção brasileira inicia a partir de agora uma das últimas etapa de observação de possíveis convocados e também de adversários do Brasil no Mundial

Agência O Globo -
A exatos cem dias da Copa do Mundo, a seleção brasileira inicia a partir de agora uma das últimas etapa de observação de possíveis convocados e também de adversários do Brasil no Mundial. A intenção de Tite e sua comissão técnica é encurtar a lista larga de 55 nomes, que precisa ser enviada para a Fifa até o dia 21 de outubro, para 35 ou até 33 jogadores. A convocação final ocorrerá na semana entre os dias 7 e 10 de novembro e deve ter 26 atletas.
Até lá, a observação que teve foco recente nos clubes brasileiros, sobretudo Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG, voltará atenções para a Europa a partir do dia 20 deste mês, com avaliações por uma semana em Espanha, Itália e Portugal. O auxiliar Matheus Bachi e o preparador físico Fabio Mahseredijian assistirão in loco a volta de Matheus Cunha ao Atlético de Madrid no jogo com o Villareal, dia 21. Em seguida, vão a Portugal avaliar o zagueiro Lucas Veríssimo, no Benfica. Além de Bremer e Ibañez no clássico Juventus e Roma.
A partir daí, Tite convocará entre os dias 2 e 9 de setembro o grupo para os amistosos do fim do próximo mês, contra Tunísia e provavelmente Argelia, entre 19 e 27 de setembro.
— A ideia é, depois dessa data Fifa, com a comissão já na Europa, ver jogos da Champions na semana seguinte. A partir dessa observação, a lista de 50 jogadores cai pra 35, 33, e a gente vai afunilando — explicou o coordenador de seleções, Juninho Paulista.
Enquanto isso, os observadores externos da CBF, Ricardo Gomes e Marcinho, acompanhados de analistas, estarão atentos ao adversários do Brasil na primeira fase da Copa — Sérvia, Suíça e Camarôes — e também em um possível mata mata do torneio do Catar. Em outubro está prevista uma última janela de vistoria na Europa, com possibilidade de ida à França para ver Neymar. Há intenção de encaixar uma passada no México para observar Daniel Alves, que fechou com o Pumas. Não há data confirmada, pode ser antes da convocação de setembro ou antes da última lista de novembro.
A indefinição sobre a remarcação do jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, que foi cancelado pela Fifa, atrapalhou a CBF a organizar a programação de setembro e os amistosos. Mas a agenda da seleção nos dias que antecedem o torneio já está definida, com chegada em Turim, na Itália, para treinos no CT da Juventus no dia 13 de novembro, antes da ida para Doha no dia 19. A estreia na Copa é dia 24, contra a Sérvia.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela