Sábado, 20 de Abril de 2024

Conselho da petrobras se reúne em meio a pressão sobre preços

BrasilO Globo, Brasil 7 de octubre de 2022

Apesar da expectativa de alta do preço do petróleo no mercado internacional, a Petrobras vai ...

Apesar da expectativa de alta do preço do petróleo no mercado internacional, a Petrobras vai esperar as duas próximas semanas para avaliar "tecnicamente" o movimento que será feito nos preços dos combustíveis, explicou uma fonte ligada ao alto comando da estatal. No dia 21, ocorrerá a próxima reunião do Conselho de Administração da estatal, porém, a pauta ainda não está fechada. Fontes dizem que há grandes chances de a discussão envolvendo os preços dos combustíveis dominar o encontro.
O pedido do governo é que a Petrobras continue reduzindo os preços de gasolina, diesel e GLP (gás de botijão). Uma fonte destaca que o clima é de tensão na estatal, pois uma alta dos combustíveis neste momento "não é uma hipótese a ser aceita" pela equipe de Jair Bolsonaro.
Circula, aliás, entre funcionários da estatal, que uma possível alta nos preços poderia gerar a demissão de Caio Paes de Andrade do comando da companhia. Mas essas mesmas fontes lembram que o executivo, alinhado com o governo, sequer considera essa hipótese. Por isso, o governo vem tentando mudar alguns diretores, como o das áreas financeira e de comercialização. Ambos fazem parte do comitê que decide sobre os preços.
Na mesa também está uma possível mudança na diretoria de Governança, responsável por vetar decisões do comitê. Segundo fontes, a estatal já prepara uma redução no preço do GLP, como revelou O GLOBO.
Ontem, o petróleo tipo Brent fechou em alta de 1,59%, a US$ 94,85. No início deste mês, a cotação estava em US$ 79,68. Para analistas, o valor deve seguir pressionado por conta do corte na produção anunciado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+).
Segundo a Abicom, que reúne as empresas importadoras de combustíveis, a gasolina está 9% mais barata no Brasil do que no exterior e o diesel tem preço 8% menor.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela