Miércoles, 24 de Abril de 2024

O fim da longa espera: pacientes começam a ser atendidos no Centro Carioca de Especialidades

BrasilO Globo, Brasil 7 de octubre de 2022

Agência O Globo -
Foram seis meses aguardando para que o filho de 4 anos fosse finalmente atendido por um neuropediatra, mas ao sair da consulta, realizada na tarde desta quinta-feira (6), no recém-inaugurado Centro Carioca de Especialidades (CCE), a diarista Mônica de Oliveira, de 39 anos, deixou para trás a angústia da espera e finalmente abriu um sorriso

Agência O Globo -
Foram seis meses aguardando para que o filho de 4 anos fosse finalmente atendido por um neuropediatra, mas ao sair da consulta, realizada na tarde desta quinta-feira (6), no recém-inaugurado Centro Carioca de Especialidades (CCE), a diarista Mônica de Oliveira, de 39 anos, deixou para trás a angústia da espera e finalmente abriu um sorriso.
— A gente que é mãe fica angustiada mesmo. Eu sei que meu filho precisa de um tratamento correto e quanto mais o tempo passa, mais a gente vai ficando preocupada — disse a moradora de Santa Cruz, que recebeu na véspera o tão esperado telefonema para comparecer na nova unidade da prefeitura em Benfica, na Zona Norte do Rio. De acordo com dados de agosto do Portal de Transparência do Sistema de Regulação (Sisreg) do município há 5.809 pessoas na fila para uma consulta na especialidade e a espera é de 164 dias.
A secretaria municipal de Saúde informou que foram agendados 262 pacientes para atendimento no Centro Carioca de Especialidades nos dias 5 e 6 de outubro. Desses, 177 foram efetivamente consultados. As especialidades ofertadas nos dois dias foram alergologia, angiologia, coloproctologia, neuropediatra, nefrologia, neurologia, pneumologia e urologia.
Ao sair da consulta do filho, Mônica se dirigiu ao ponto em frente ao CCE para esperar pelo ônibus gratuito que a levaria até a estação São Cristóvão.
— Eu não usei o serviço quando cheguei porque não sabia que tinha, mas agora vou usar, claro. Realmente não tenho do que reclamar. Fui muito bem atendida, com muita educação e simpatia, espero que continue assim e não seja só nesse início, né? — disse Mônica.
Houve também quem procurasse o CCE sem agendamento prévio para tentar atendimento, mas a unidade, que fica na Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, 545, receberá apenas pacientes com hora marcada oriundos das unidades de atenção primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, encaminhados pelo Sisreg.
O Centro Carioca de Especialidades é a primeira parte do que está sendo chamado pela prefeitura do Rio de Super Centro Carioca de Saúde e que será composto ainda pelo Centro Carioca de Diagnóstico (CCD) e pelo Centro Carioca do Olho (CCO), que devem ser inaugurados até novembro. Juntas as três unidades terão capacidade para realizar 113 mil exames, consultas e procedimentos por mês. A promessa da prefeitura é reduzir a espera na fila do Sisreg para 30 dias, em média.
Atualmente, a fila completa do Sisreg tem 175.109 pessoas na espera por consultas, exames e cirurgias. O tempo médio para ser atendido chega a 92 dias, nos dados de agosto.

Obras no entorno do Super Centro de Saúde.
A chegada do Super Centro Carioca de Saúde a Benfica trouxe junto um pacote de obras da prefeitura no bairro. A prefeitura do Rio está reurbanizando os espaços no entorno com obras que incluem a ampliação de calçadas, a criação de pontos seguros de travessia e uma ciclovia, além da recuperação da pavimentação das ruas da região.

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano redesenhou calçadas e travessias. O projeto de reurbanização visa principalmente o trajeto de cerca de 700 metros entre a estação intermodal de trem e metrô de Triagem e as três entradas do centro médico.
Para facilitar a circulação de pessoas com mobilidade reduzida e também diminuir a velocidade do trânsito da área, foi instalada nas imediações das entradas dos centros médicos uma faixa de pedestres suspensa, no nível da calçada.
A secretaria de Conservação está realizando obras de recuperação de calçadas em locais como a Praça Natividade Saldanha e as ruas Francisco Manoel, General Gustavo Cordeiro de Farias, Thomas J. Watson, Joana Alves e Doutor Rodrigues de Santana. Também foram instaladas rampas de acessibilidade, assim como grampos para coibir o estacionamento irregular. Além do alargamento de calçadas, houve a substituição de grelhas e a implementação de caixas de ralo para melhorar a drenagem no local.
A rua Senador Bernardo Monteiro foi beneficiada pelo programa Asfalto Liso. Mas houve também fresagem e recapeamento nas ruas General Gustavo Cordeiro de Farias, Fausto Barreto, Doutor Rodrigues de Santana, Boituva, Francisco Manuel, Costa Lobo e Professora Ester de Melo. Já para coibir o tráfego de veículos na contramão, foi implantada uma praça no cruzamento das ruas São Luiz Gonzaga e General Gustavo Cordeiro de Farias.
A iluminação da área foi modernizada pela Rioluz, por meio do programa Luz Maravilha com a instalação de 126 novas luminárias de LED. O entorno do Super Centro carioca de Saúde ganhou ainda uma ciclovia, que liga a edificação às estações de metrô e trem de Triagem.
Linha especial entre o Super Centro e a Estação São Cristóvão
Uma linha especial de ônibus foi criada para atender exclusivamente pacientes do Super Centro Carioca de Saúde. Dois ônibus circularão entre a Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, próxima aos Centros de Especialidades (CCE) e de Olho (CCO) e a Estação São Cristóvão, para atender usuários de trem e metrô, com pontos de parada para embarque e desembarque na Rua Dr. Rodrigues Santana, em frente ao Centro Carioca de Diagnóstico (CCD) e no ponto em frente ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, o Into, na pista lateral da Av. Brasil, que atenderá pacientes provenientes das zonas Oeste e Norte pela Av. Brasil.

La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela