Martes, 06 de Diciembre de 2022

Pix supera cartões de crédito e débito, diz bc

BrasilO Globo, Brasil 24 de noviembre de 2022

As transações feitas por meio do Pix continuam a superar os pagamentos feitos com cartões de ...

As transações feitas por meio do Pix continuam a superar os pagamentos feitos com cartões de crédito e débito, segundo dados divulgados na terça-feira pelo Banco Central (BC). No segundo trimestre deste ano, foram mais de 5,4 bilhões de transações por meio do Pix, a ferramenta de pagamentos e transferência de dinheiro lançada há dois anos, em comparação a quase 4 bilhões de pagamentos feitos com cartões de crédito e 3,8 bilhões com cartões de débito.
A pesquisa, que pela primeira vez traz dados detalhados sobre pagamentos em 2021, mostra que as transações via Pix ultrapassaram as feitas com cartão de crédito já no quarto trimestre do ano passado. E, desde então, não param de crescer.
O Pix permite que pequenos empreendedores recebam imediatamente, sem ter de esperar pela compensação dos cartões. Placas com QR Code já se tornaram comuns nas lojas.
Em setembro, dois meses antes de completar o segundo ano de existência, o Pix chegou à marca de R$ 1 trilhão transacionado em apenas um mês. O número de pessoas físicas cadastradas na ferramenta chegou a 127,8 milhões em outubro. Já o de empresas atingiu 10,5 milhões no mesmo mês.
Segundo o BC, o Pix foi o principal responsável por um crescimento anual de 40% no número total de transações realizadas no ano passado. Celulares, usados por muitos ou por causa do Pix ou dos aplicativos de bancos, tornaram-se o principal instrumento para compras, respondendo por 60% de todos os pagamentos efetuados em 2021.