Viernes, 27 de Septiembre de 2024

Flamengo: campeão carioca

BrasilO Globo, Brasil 27 de septiembre de 2024

Martín Fernandez

Martín Fernandez
A justa eliminação da Libertadores ante o Peñarol deve ser recebida com alívio pelo Flamengo. Afinal o clube sempre emitiu, ao longo do ano, sinais de desinteresse pela competição mais nobre do continente.
Se o campo fala, como gosta de dizer Tite, o Flamengo vai completar 2024 com seu grande objetivo cumprido: ganhou o Campeonato Carioca, a prioridade do ano. Não é ironia.
Houve dois jogos da primeira fase em que o Flamengo poupou jogadores " o que sempre significa reduzir suas chances de vencer. E de fato não venceu nenhum dos dois: empatou um perdeu outro. Tais resultados acabaram sendo decisivos para o time terminar seu grupo em segundo lugar, obrigado a decidir os mata-matas fora de casa.
Na estreia da Libertadores, o Flamengo descansou titulares porque decidiu concentrar suas forças num jogo do Carioca. Atenção, não era qualquer jogo: era a decisão do Carioca. O segundo jogo da decisão. Depois de ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0. Contra o Nova Iguaçu. No Maracanã. O Flamengo venceu aquele jogo por 1 a 0, deu sua única volta olímpica do ano.
Roteiro parecido com 2023, com uma diferença importante: a barbeiragem de Vitor Pereira na fase de grupos (poupar para priorizar o estadual) estourou no colo de Sampaoli (eliminado fora de casa pelo Olimpia nas oitavas).
A troca de técnico não resultou em mudança de mentalidade "o que provavelmente indica que o problema não está no banco de reservas, na beira de campo.
Nesta semana, o Flamengo tentou um novo truque nos bastidores para alterar o calendário da CBF, numa demonstração de que se importa mais com a Copa do Brasil do que com o Campeonato Brasileiro.
Outra exótica inversão de valores, que já revelava, na véspera do jogo contra o Peñarol, a convicção de que o time seria eliminado da Libertadores. Sim, os desfalques da Copa América bagunçaram entrosamento. Sim, a epidemia de lesões não pode ser desconsiderada em qualquer análise da temporada do Flamengo.
Mas é preciso sempre lembrar que decisões têm consequências. Enquanto o Flamengo desprezar a Copa Libertadores, a Copa Libertadores expulsará o Flamengo.
Botafogo desafia a tradição
Definidos os quatro semifinalistas da Copa Libertadores, é obrigatório reconhecer que o time com menos tradição entre todos eles, o único a nunca ter vencido o torneio, é justamente o maior favorito. O Botafogo, que não chegava tão longe na competição desde 1973, é um time superior ao Peñarol, seu rival num lado do chaveamento, e melhor do que River Plate e Atlético-MG, que se enfrentam para definir o outro finalista.
Tal premissa já se provou verdadeira nas oitavas e nas quartas de final. Palmeiras e São Paulo, que ostentam três títulos da Libertadores cada um, sucumbiram ante o futebol frenético do Botafogo. Ainda que as duas classificações tenham sido temperadas por sofrimento " a bola na trave nos minutos finais no Allianz Parque, os pênaltis no Morumbis " é preciso estar desconectado da realidade para não admitir que o melhor time avançou.
Nada disso é garantia de título, claro. O time de Artur Jorge não pode " pelo investimento que fez e pela oportunidade que se apresenta " tirar o pé do Campeonato Brasileiro em nome da Libertadores. Mas a Glória Eterna está muito ao alcance do Botafogo.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela