Domingo, 15 de Junio de 2025

Bota terá leque de opções para o ataque na copa do mundo

BrasilO Globo, Brasil 11 de junio de 2025

Em alguns momentos desta temporada, o técnico Renato Paiva não escondeu que sentia falta ...

Em alguns momentos desta temporada, o técnico Renato Paiva não escondeu que sentia falta de opções ofensivas confiáveis o suficiente para serem utilizadas em momentos difíceis das partidas. Para a Copa do Mundo de Clubes, a diretoria do Botafogo tratou de resolver isso com a contratação de dois atacantes de peso: o argentino Joaquín "El Tucu" Correa e o centroavante Arthur Cabral. Com características diferentes das de Igor Jesus " que deixará o clube após o Mundial " e Artur, os principais nomes do ataque alvinegro, os reforços darão ao treinador português um leque de opções que podem ser importantes trunfos no torneio internacional.
Em relação aos centroavantes, Igor Jesus se destaca pela mobilidade fora da área, pela qualidade técnica e pela explosão física. Não à toa, mesmo tendo menos tempo de carreira profissional que Arthur Cabral, seu novo companheiro (sete temporadas contra dez), deu mais assistências: 24 a 22.
Por outro lado, Arthur Cabral, considerado um exímio finalizador e com ótimo posicionamento dentro da área, tem melhor média de gols: 13,2 contra 9,7 por jogo.
Ainda assim, é fato que o novo centroavante do Botafogo precisará retomar a confiança. Contratado por R$ 107 milhões pelo Benfica em 2023, Arthur Cabral marcou poucos gols pelo clube português: foram 18 em duas temporadas. Além disso, fez apenas três partidas como titular em 2025.
Na temporada 2024/25, foram 34 jogos (sete gols e duas assistências), sendo sete começando como titular. Mesmo que não tenha tido nenhuma lesão grave, Cabral perdeu a vaga no time para o grego Vangelis Pavlidis, que teve ótimos números.
De modo geral, as diferenças entre Igor Jesus e Arthur Cabral podem favorecer o estilo de jogo de Renato Paiva, que já afirmou preferir um centroavante que fique mais próximo ao gol. No Botafogo, por Jesus ser um atacante de mobilidade, o português chegou a optar por escalar dois homens de área juntos " essa, aliás, é uma possibilidade para o time durante o Mundial.
Já Joaquín, que atua como uma espécie de segundo atacante, chega ao time para brigar por uma vaga de titular pelo lado esquerdo do ataque alvinegro, junto do também recém-contratado Álvaro Montoro. No entanto, diferentemente do compatriota, que é um "falso ponta" por ter mais características de meia, Correa é mais agudo e tende a pisar mais na área.
Assim como Arthur Cabral, o atacante argentino não vem de bom desempenho na Europa. Na última temporada, pela Inter de Milão, foram apenas 22 partidas, sendo sete como titular, e três gols marcados. Desde 2021/2022 " período em que passou três temporadas no clube italiano e outra no Olympique de Marselha " Joaquín Correa entrou em campo 118 vezes, com 12 bolas na rede e oito assistências.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela