Leão e oswaldo de oliveira criam saia justa para ancelotti e cbf
O técnico da seleção brasileira Carlo Ancelotti passou por uma situação constrangedora durante o ...
O técnico da seleção brasileira Carlo Ancelotti passou por uma situação constrangedora durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, realizado ontem na sede da CBF, onde foi homenageado pela organização com uma placa. Em cima do palco, ao lado de técnicos em atividade e já aposentados, ouviu Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira criticarem a presença de treinadores estrangeiros no país.
" Sempre disse que não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Antes, falava que não suportava. Não mudo minha opinião. Mas tenho que ser inteligente o suficiente para dizer que isso tudo tem um culpado. Nós, treinadores, somos culpados pela invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso. Não estamos falando de nome, não estamos falando de nacionalidade, mas de erro nosso " desabafou Leão, campeão mundial em 1970 pela seleção como goleiro, brasileiro por Sport (1987) e Santos (2002) e ex-técnico da seleção.
Também no palco, Oswaldo de Oliveira endossou as palavras de Leão. Embora não tenha se preocupado em soar preconceituoso, procurou ser mais político com Ancelotti.
" Eu também sou favorável à presença dos treinadores brasileiros tanto nos clubes quanto na seleção. Mas confesso a vocês que não tem jeito. Se tivesse que ser, então que fosse o Carlo Ancelotti, pelo jogador que foi e pelo treinador que é. Ganhador de títulos e um cara que trabalhou com todos os jogadores brasileiros na Europa " ponderou o técnico, campeão brasileiro (1999) e mundial (2000) com o Corinthians.
Ao encerrar sua fala, Oswaldo desejou a volta de um brasileiro ao comando da seleção depois da próxima Copa. O detalhe é que, embora o contrato de Ancelotti termine após o Mundial, existe um desejo inicial de renovação do vínculo para o ciclo de 2030.
" Tomara que cheguemos a ter novamente os treinadores brasileiros brilhando, dirigindo os clubes e, quando o Ancelotti for embora depois de ser campeão no ano que vem, que volte um brasileiro para a seleção.
diretor fala em vexame
A reportagem apurou que as declarações de Leão e Oswaldo repercutiram muito mal na cúpula da CBF. Ancelotti, segundo relatos, ficou desconfortável, mas reagiu bem, pois se vê em um papel de ajudar o futebol brasileiro.
No evento, o diretor da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, Alfredo Sampaio, repudiou as falas de Oswaldo, sem citar Leão.
" Fica aqui o meu repúdio pessoal. Não sou de ficar de "fuleira" com ninguém. As pessoas têm que entender onde estão. Nós estamos dentro de uma casa que nos recebeu. Não poderíamos, em hipótese nenhuma, gerar qualquer tipo de constrangimento. Fica aqui o meu repúdio ao Oswaldo de Oliveira pela postura inadequada que ele teve aqui dentro. A diretoria da CBF, com 100% de razão, se sentiu atingida pelo vexame que foi dado " disse Alfredo.