Viernes, 14 de Noviembre de 2025

Clássico pode influenciar pretensões de libertadores para botafogo e vasco

BrasilO Globo, Brasil 5 de noviembre de 2025

tudo ou nada

tudo ou nada
Além de se tratar de um clássico, a partida de hoje, às 19h30, no Nilton Santos, entre Botafogo e Vasco, colocará frente a frente dois rivais na briga por uma vaga na Libertadores de 2026. E, embora a distância de seis pontos os coloque, no momento, com pretensões distintas em relação ao formato de classificação para o torneio internacional, o resultado após o apito final pode representar uma nova chama de esperança para um lado e a pá de cal para o outro.
Assim que o Botafogo foi eliminado da Libertadores, em agosto, o técnico Davide Ancelotti revelou que a vaga direta na fase de grupos havia sido a meta traçada. Com o alvinegro a 4 pontos do Bahia, primeiro time dentro do G5 e que enfrentará o Atlético-MG às 20h, a tarefa é vista como difícil, mas não impossível. Mas o cenário pode mudar a depender do que acontecer no clássico, já que o time pode ficar a um ou a sete pontos da zona de classificação.
Savarino deve voltar
Para a partida, que também tem contornos decisivos pelo péssimo momento vivido pela equipe, com apenas três vitórias nas últimas oito partidas, o técnico Davide Ancelotti deve contar com o retorno de Savarino. Reserva contra o Santos, o venezuelano foi desfalque no empate (0 a 0) com o Mirassol por um quadro de "alteração clínica" e voltou a treinar com o elenco nos últimos dias. Joaquín Correa, porém, segue como dúvida após sofrer lesão na panturrilha esquerda.
O Vasco, por sua vez, tem no clássico um momento decisivo na briga por uma vaga na Libertadores através do Campeonato Brasileiro " há a possibilidade do cruz-maltino, que é semifinalista da Copa do Brasil, garantir a classificação em caso de título daquele torneio. São dez pontos do Bahia e cinco do Fluminense, primeiro time dentro do G7 e que receberá o Mirassol amanhã.
" A pré-Libertadores é mais real, ainda é possível uma vaga direta " disse o técnico Fernando Diniz no último domingo. " Nossa obrigação é correr e fazer tudo o que pudermos para ganhar os jogos.
Barros é dúvida
No caso do treinador, uma das tarefas é selecionar os substitutos de Paulo Henrique e Nuno Moreira. Peças fundamentais no esquema do Vasco " o português, inclusive, foi titular em todas as partidas da equipe sob o comando de Diniz ", os dois estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Puma Rodríguez e Vegetti devem ser os substitutos.
Apesar de serem ausências sentidas, as opções de Diniz reverberam o bom momento vivido pelo elenco cruz-maltino. Na lateral, Paulo Henrique voltou a ser convocado para a seleção brasileira, e Puma deve estar presente na lista do Uruguai. Já no ataque, Vegetti, que balançou as redes duas vezes contra o Bragantino, é uma espécie de "reserva de luxo", apesar do momento ruim vivido anteriormente.
Ainda existe a possibilidade do Vasco não ter Barros à disposição. Titular no meio-campo, o volante foi substituído no jogo contra o São Paulo com dores na perna direita após um choque e é dúvida para o clássico.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela