Chatgpt deve ter anúncios em breve, sugere especialista
Em uma postagem na rede social X, Tibor Blaho, engenheiro-chefe da AIPRM " empresa que ...
Em uma postagem na rede social X, Tibor Blaho, engenheiro-chefe da AIPRM " empresa que presta serviços de otimização para a OpenAI " mostrou alguns trechos de um código inédito do app ChatGPT para Android, versão 1.2025.329 beta. Este inclui "novas referências a um ‘recurso de anúncios’ com ‘conteúdo bazar’, ‘anúncio de busca’ e ‘carrossel de anúncios de busca’."
Em uma outra postagem, Blaho lembra que o ChatGPT tem sido relutante em colocar anúncios no aplicativo, acrescentando que essas referências são o primeiro indício claro de que isso "está agora em desenvolvimento ativo".
Blaho sugere que os anúncios podem ser exibidos por meio de respostas a pesquisas dos usuários, bem como em busca por compras e outras recomendações. Em novembro, a OpenAI lançou uma solução para pesquisa de compras, o que permite encontrar produtos em diversos sites, clicando diretamente nos links para adquiri-los.
Concorrentes já têm
O engenheiro de software afirma ainda que isso aproxima o ChatGPT do que existe em outras ferramentas de inteligência artificial (IA). O Google, lembra Blaho, mostra anúncios em AI Overviews e nos resultados do Modo IA e já falou sobre a possibilidade de colocar publicidade no Gemini. O Copilot, da Microsoft, mostra anúncios no chat para compras e outras consultas comerciais, enquanto o chatbot da Perplexity exibe perguntas patrocinadas ao lado das respostas.
Blaho argumenta que a inclusão de publicidade permitiria melhorar o ChatGPT gratuito, enquanto os planos pagos permaneceriam sem anúncios. Afinal, seria uma nova fonte de receita para a empresa.
O especialista lembra ainda que, recentemente, a OpenAI contratou mais de 600 ex-profissionais da Meta, a dona de Facebook, Instagram e WhatsApp.
Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou em um podcast, em meados deste ano, que, embora a empresa ainda não tenha "feito nenhum produto de publicidade", isso não significa que esteja descartado. Cerca de 800 milhões de pessoas usam o ChatGPT toda semana, a maior parte na versão gratuita " e os custos de manter a IA funcionando são elevados.
Segundo o site TechWeez, as referências a "anúncio de busca" e "carrossel de anúncios de busca" sinalizam que os anúncios apareceriam junto a respostas ligadas a pesquisa, busca por produtos e em perguntas sobre recomendações de serviços e lugares " ou seja, quando o ChatGPT é usado como uma ferramenta de busca.
Já a expressão "conteúdo de bazar" dá a entender que pode ser adotado um modelo de marketplace, como o que é comum ver em buscas no Google ou na Amazon.