Domingo, 22 de Septiembre de 2019

Agência investiga práticas da amazon nos eua

BrasilO Globo, Brasil 22 de septiembre de 2019

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) começou a ouvir ...

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) começou a ouvir pequenas empresas que vendem produtos no portal da Amazon para verificar se a gigante do comércio eletrônico usa seu poder de mercado para prejudicar a concorrência. Os investigadores tentam verificar se compradores e fornecedores têm alternativas reais à empresa.
As entrevistas indicam o início de uma investigação abrangente sobre como a Amazon funciona, identificar práticas que possam infringir a lei e mapear os mercados dominados pela empresa. O objetivo é definir o universo competitivo da Amazon, parte de um cerco às gigantes da tecnologia nos EUA.
Muitos fornecedores já têm 90% ou mais de suas vendas vindas da Amazon, o que os deixa vulneráveis às decisões da empresa. A Amazon não quis comentar a investigação, mas sempre argumentou que deve ser considerada uma varejista com apenas 4% de todo o comércio de bens nos EUA. Mas, considerando apenas o comércio eletrônico, sua participação chega a quase 40%.