Domingo, 26 de Enero de 2020

Cabe ao franqueado alertar a indústria sobre os desejos dos clientes

BrasilO Globo, Brasil 26 de enero de 2020

A quem decide investir em lojas nascidas de fábricas, André Luis Soares Pereira, sócio-fundador do ...

A quem decide investir em lojas nascidas de fábricas, André Luis Soares Pereira, sócio-fundador do Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP), diz que a vantagem é a aceitação por parte dos consumidores, mais fácil por ser uma marca consolidada no mercado.
"Outra vantagem é que o negócio já foi testado e aprovado não sendo necessário este esforço para o franqueado. E, inegavelmente, ter o suporte de uma indústria faz toda a diferença no mundo dos negócios.
Este suporte foi essencial para Ana Paula Rosados Reis, escolher abrir uma franquia da iGUi, em Itaipuaçu. Foi sua primeira experiência no empreendedorismo.
"Se o cliente tem algum problema, eu ligo diretamente para a fábrica e a peça chega muito rápido.
Para o fechamento de um contrato, o presidente da ABF Rio, Beto Filho, aconselha que o candidato observe alguns aspectos:
" O futuro franqueado deve pesquisar e perguntar quais os canais estão sendo trabalhados, qual a vantagem que ele terá como franqueado, qual mix é disponibilizado para o canal franquia e para os demais, qual a política de preços adotado pela indústria "aconselha.
Lyana Bittencourt, sócia-diretora da consultoria Bittencourt, ressalva que um ponto de atenção é que a incorporação da cultura de varejo e de franchising - que tem muito de prestação de serviços e relação com uma a rede de empresários "difere muito de uma relação com distribuidores e ou representantes.
"Para o franqueado, esse processo de aculturamento também é um desafio, pois vai acabar cabendo a ele e ao novo canal de varejo pressionar a indústria na rápida resposta aos estímulos do consumidor, cada vez mais em constante mutação.