Eua agora acusam huawei de roubar segredos industriais
A gigante chinesa de telecomunicações Huawei foi acusada ontem pelo governo dos Estados Unidos de ...
A gigante chinesa de telecomunicações Huawei foi acusada ontem pelo governo dos Estados Unidos de roubar segredos industriais e violar as sanções americanas contra Irã e Coreia do Norte.
Estas acusações somam-se a outras 13 que a empresa já enfrenta há um ano por fraude bancária e violação das sanções dos Estados Unidos contra Teerã. Ela se declarou inocente das anteriores.
O promotor federal do Brooklyn, Richard Donaghue, disse no indiciamento que a Huawei estava envolvida no roubo de segredos industriais desde 2000 e que em 2013 implementou uma política interna que incentivava seus funcionários a "roubar informações confidenciais de concorrentes" e agências nos EUA. O processo diz que a empresa mentiu para as instituições que foram suas vítimas sobre seus negócios no Irã e na Coreia do Norte.
A acusação afirma que, por meio de sua subsidiária não-oficial Skycom no Irã, a Huawei evitou o embargo e obteve naquele país bens, tecnologia e serviços bancários americanos para seus negócios.
Condenada pelas primeiras acusações em janeiro de 2019, a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, hoje em prisão domiciliar no Canadá, é citada na ação, embora não esteja entre os acusados.
Tendo como pano de fundo a guerra comercial entre EUA e China, a Huawei, a maior fornecedora mundial de equipamentos de telecomunicações, foi acusada pelo governo de Donald Trump de fazer espionagem para o governo chinês. Nesse contexto, os EUA pressionam países a não usar aparelhos da chinesa para a implantação do 5G.