Domingo, 06 de Julio de 2025

Eua agora acusam huawei de roubar segredos industriais

BrasilO Globo, Brasil 14 de febrero de 2020

A gigante chinesa de telecomunicações Huawei foi acusada ontem pelo governo dos Estados Unidos de ...

A gigante chinesa de telecomunicações Huawei foi acusada ontem pelo governo dos Estados Unidos de roubar segredos industriais e violar as sanções americanas contra Irã e Coreia do Norte.
Estas acusações somam-se a outras 13 que a empresa já enfrenta há um ano por fraude bancária e violação das sanções dos Estados Unidos contra Teerã. Ela se declarou inocente das anteriores.
O promotor federal do Brooklyn, Richard Donaghue, disse no indiciamento que a Huawei estava envolvida no roubo de segredos industriais desde 2000 e que em 2013 implementou uma política interna que incentivava seus funcionários a "roubar informações confidenciais de concorrentes" e agências nos EUA. O processo diz que a empresa mentiu para as instituições que foram suas vítimas sobre seus negócios no Irã e na Coreia do Norte.
A acusação afirma que, por meio de sua subsidiária não-oficial Skycom no Irã, a Huawei evitou o embargo e obteve naquele país bens, tecnologia e serviços bancários americanos para seus negócios.
Condenada pelas primeiras acusações em janeiro de 2019, a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, hoje em prisão domiciliar no Canadá, é citada na ação, embora não esteja entre os acusados.
Tendo como pano de fundo a guerra comercial entre EUA e China, a Huawei, a maior fornecedora mundial de equipamentos de telecomunicações, foi acusada pelo governo de Donald Trump de fazer espionagem para o governo chinês. Nesse contexto, os EUA pressionam países a não usar aparelhos da chinesa para a implantação do 5G.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela