Miércoles, 27 de Octubre de 2021

Ainda a morte de rodrigues alves

BrasilO Globo, Brasil 7 de abril de 2020

Mesmo com o respaldo da grande historiadora Heloísa Starling, a tese levantada por Ruy Castro de ...

Mesmo com o respaldo da grande historiadora Heloísa Starling, a tese levantada por Ruy Castro de que Rodrigues Alves (1848-1919) não morreu por causa da gripe espanhola continua naturalmente polêmica. Em sua biografia de dois volumes, o Afonso Arinos pai (1905-1990), na foto acima, escreveu o seguinte: "O atestado de óbito foi firmado pelo professor Raul Leitão da Cunha, dando como causa mortis leucemia (assistolia aguda no decurso de anemia perniciosa). Na verdade, a morte proveio da gripe".
Arinos não era só um biógrafo rigoroso: também casou-se com Ana Guilhermina Rodrigues Alves Pereira, neta do presidente. Portanto, era convicção da família que a morte dele derivou mesmo da gripe, somada a uma saúde já combalida.
Em tempo...
O título da biografia é "Rodrigues Alves: Apogeu e declínio do presidencialismo".
E olha que o autor não viveu para ver um presidencialismo sem presidente...
Crime e castigo
O STJ condenou o humorista Danilo Gentilli a pagar R$ 80 mil por danos morais a uma técnica de enfermagem que teve sua imagem exposta no programa "Agora é Tarde".
A vítima, que é doadora de leite, foi alvo de uma "piada" do apresentador, que se referiu ao recorde de mais de 300 litros de leite doados por ela em termos jocosos e pejorativos.
Uma reunião animal
Desde o início da "quarentena", de quantas reuniões virtuais (seja por trabalho ou com a família) você já participou?
Com os funcionários fazendo home office por causa da Covid-19, a Work & Co, que tem sede no Rio, está fazendo um... "encontro pet". Para tornar mais leve o isolamento, uma vez por semana os funcionários colocam seus bichinhos de estimação para brincar uns com os outros pela câmera: já participaram três gatinhos e dez cachorros.