Miércoles, 02 de Julio de 2025

Governo do rio quer 50% do público em jogos do estadual em junho

BrasilO Globo, Brasil 23 de mayo de 2020

O Pacto Social pela Saúde e pela Economia do Estado do Rio de Janeiro, apresentado pela Secretaria ...

O Pacto Social pela Saúde e pela Economia do Estado do Rio de Janeiro, apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, prevê a reabertura de estádios de futebol com 50% de sua capacidade e distância mínima de dois metros entre os torcedores, ainda em meio à pandemia de Covid-19.
A informação foi publicada no documento que consta no site da própria Secretaria. Segundo informações, a ideia é implementar as medidas que se referem ao futebol ainda no mês de junho. O plano tem o consentimento do governador Wilson Witzel.
O cenário para o retorno dos jogos com público está previsto nos parâmetros categorizados através de cores de bandeiras " neste caso, a amarela. Ela prevê a retomada de competições esportivas, desde que se sigam as orientações de higiene, como utilização obrigatória de máscaras para clientes e funcionários; preferência por treinos e jogos em ambientes abertos; aplicação de testes nos profissionais no retorno aos treinos; aferição de temperatura de torcedores, jogadores, comissão técnica, árbitros, delegados, profissionais de imprensa e profissionais da administração dos estádios e arenas. Também será necessária a desinfecção de arquibancadas, sanitários, áreas comuns, antes de partidas, bem como vestiários e materiais esportivos antes e depois de treinos e partidas
Para isso acontecer, o outro critério é a capacidade hospitalar ofertada. No caso da bandeira amarela, a taxa de ocupação dos leitos de UTI deve estar entre 70% e 90%. As bandeiras vermelha, amarela e verde serão adotadas para comunicar à população e ao setor produtivo sobre as orientações que nortearão a abertura de serviços, assim como a circulação de pessoas. Na bandeira vermelha, as arenas esportivas devem voltar a ficar fechadas.
O Pacto Social estabelece bandeira vermelha para os casos em que a taxa de ocupação de leitos de UTI for superior a 90%. Já a bandeira verde remete a uma situação de normalização, que só se configurará quando houver taxa de ocupação de leitos de UTI inferior a 70% e evolução negativa de novos casos. Nesse caso o funcionamento dos estádios será permitido com recomendações de medidas de higiene e boas práticas.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela