Viernes, 26 de Abril de 2024

Corolla cross, o próximo toyota nacional, estreia na tailândia

BrasilO Globo, Brasil 11 de julio de 2020

Carro etc

Carro etc
A Toyota revelou na Tailândia, na quinta-feira, o primeiro utilitário compacto da marca que será produzido no Brasil. O Corolla Cross finalmente foi apresentado ao público, com itens já conhecidos por aqui e outros exclusivos. O modelo será fabricado em Sorocaba (SP) a partir de 2021, na linha de onde hoje saem o Yaris e o Etios.
Como o nome já indica, o Corolla Cross deriva do sedã mais vendido do mundo, mas o compartilhamento de componentes não é tão visível. A plataforma modular TNGA e o trem de força são iguais nos dois, mas o utilitário tem um estilo próprio, que pouco lembra o do sedã.
No Brasil, o provável é que use o motor 2.0 flex, de 177cv nas versões mas simples " fazendo frente ao Jeep Compass e aos futuros VW Tarek e Ford Territory. Como no Corolla, haverá ainda versões híbridas, com o propulsor 1.8 flex ciclo Atkinson atrelado a um motor elétrico (são 122cv de potência combinada). Todos terão câmbio CVT.
Na Tailândia, o consumo médio anunciado é de 23,2km/l na versão híbrida. No país asiático, aliás, a lista de equipamentos inclui itens ainda inexistentes no Corolla nacional, como câmeras com visão de 360°, faróis com facho alto automático, porta-malas com abertura elétrica (acionada pelos pés) e alertas de tráfego cruzado e de ponto cego.
O Corolla Cross mede 4,46m de comprimento, 1,82m de largura, 1,61m de altura e 2,64m de entre-eixos. São medidas bem semelhantes às do Jeep Compass.
O porta-malas tem capacidade de 487 litros e o encosto do banco traseiro pode ser inclinado em até seis graus para aumentar o conforto dos passageiros ou ampliar a área de carga.
A cabine repete boa parte dos elementos do Corolla sedã, incluindo o quadro de instrumentos parcialmente digital e multimídia com tela de 9" compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
As versões mais caras terão banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado de duas zonas e conectores USB para quem vai no banco traseiro.
O Corolla Cross estreará nas lojas tailandesas em 24 de julho. Por aqui, teremos de esperar até março do ano que vem, pelo menos. Os preços no Brasil deverão ficar entre R$ 120 mil e R$ 160 mil.
Resta saber o que os órfãos da saudosa e até hoje valorizada Toyota Fielder (2004-2008) acharão desse novo derivado familiar do Corolla.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela