Martes, 23 de Abril de 2024

Apple remove jogo fortnite de loja de aplicativos

BrasilO Globo, Brasil 14 de agosto de 2020

A Apple removeu ontem o popular Fortnite de sua loja de aplicativos. Em comunicado, a companhia ...

A Apple removeu ontem o popular Fortnite de sua loja de aplicativos. Em comunicado, a companhia informou que a decisão foi tomada após a produtora do jogo, Epic Games, lançar ferramenta com a "intenção expressa de violar os regulamentos da App Store".
Mais cedo, a Epic havia anunciado o lançamento de pacotes para compras diretas dentro do jogo, burlando os sistemas de pagamento da Apple, na App Store, e do Google, na Google Play. Essas empresas abocanham um percentual de 30% das transações efetuadas por meio das lojas de aplicativos.
"A Epic disponibilizou uma ferramenta em seu aplicativo que não foi revisada ou aprovada", informou a Apple, ao site The Verge. "E eles fizeram isso com a intenção expressa de violar os regulamentos da App Store em relação a pagamentos dentro do aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem serviços ou produtos digitais".
Como resposta, a Epic abriu um processo contra a fabricante do iPhone, pedindo o fim da cobrança de taxas.
"A Apple se tornou o que antes combatia: um gigante que busca controlar mercados, bloquear competidores e sufocar a inovação", diz a ação movida pela desenvolvedora de games. "A Apple é maior, mais poderosa, mais entrincheirada e mais perniciosa que os monopolistas do passado".
A Apple está sendo pressionada por autoridades nos EUA e na União Europeia sobre sua conduta com competidores. Uma das frentes é exatamente sobre como a companhia opera sua loja de aplicativos. O Fortnite é um dos mais populares jogos do estilo "battle royale", onde dezenas de jogadores disputam uma mesma partida. O download é gratuito, mas o game oferece itens digitais, como roupas e acessórios, mediante pagamento com uma moeda virtual, comprada com dinheiro real.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela