Martes, 22 de Septiembre de 2020

Apple remove jogo fortnite de loja de aplicativos

BrasilO Globo, Brasil 22 de septiembre de 2020

A Apple removeu ontem o popular Fortnite de sua loja de aplicativos. Em comunicado, a companhia ...

A Apple removeu ontem o popular Fortnite de sua loja de aplicativos. Em comunicado, a companhia informou que a decisão foi tomada após a produtora do jogo, Epic Games, lançar ferramenta com a "intenção expressa de violar os regulamentos da App Store".
Mais cedo, a Epic havia anunciado o lançamento de pacotes para compras diretas dentro do jogo, burlando os sistemas de pagamento da Apple, na App Store, e do Google, na Google Play. Essas empresas abocanham um percentual de 30% das transações efetuadas por meio das lojas de aplicativos.
"A Epic disponibilizou uma ferramenta em seu aplicativo que não foi revisada ou aprovada", informou a Apple, ao site The Verge. "E eles fizeram isso com a intenção expressa de violar os regulamentos da App Store em relação a pagamentos dentro do aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem serviços ou produtos digitais".
Como resposta, a Epic abriu um processo contra a fabricante do iPhone, pedindo o fim da cobrança de taxas.
"A Apple se tornou o que antes combatia: um gigante que busca controlar mercados, bloquear competidores e sufocar a inovação", diz a ação movida pela desenvolvedora de games. "A Apple é maior, mais poderosa, mais entrincheirada e mais perniciosa que os monopolistas do passado".
A Apple está sendo pressionada por autoridades nos EUA e na União Europeia sobre sua conduta com competidores. Uma das frentes é exatamente sobre como a companhia opera sua loja de aplicativos. O Fortnite é um dos mais populares jogos do estilo "battle royale", onde dezenas de jogadores disputam uma mesma partida. O download é gratuito, mas o game oferece itens digitais, como roupas e acessórios, mediante pagamento com uma moeda virtual, comprada com dinheiro real.