Viernes, 26 de Abril de 2024

No litoral do nordeste, um corredor para carros elétricos

BrasilO Globo, Brasil 5 de diciembre de 2020

A Neoenergia inaugura, no segundo semestre de 2021, o maior corredor de recarga rápida para carros ...

A Neoenergia inaugura, no segundo semestre de 2021, o maior corredor de recarga rápida para carros elétricos do Nordeste, interligando sete capitais. O projeto prevê a instalação de 18 eletropostos em um corredor verde de 1,1 mil quilômetros ligando Salvador a Natal, passando por Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa.
O corredor do Nordeste é só o início de um novo negócio para a Neoenergia. No futuro, conta o CEO Mario Ruiz-Tagle, o plano é avançar para outras estradas do país, conectando regiões onde a empresa tem redes de distribuição de energia.
O corredor verde será abastecido pelas distribuidoras Celpe (PE), Coelba (BA) e Cosern (RN), que têm 86,8% da energia gerada a partir de fontes renováveis, principalmente hidráulica e eólica.
Empresa do grupo espanhol Iberdrola, uma das maiores geradoras de energia limpa do mundo, a Neoenergia também detém uma distribuidora que abastece o interior de São Paulo e o Mato Grosso do Sul (Elektro) e arrematou ontem, em leilão de privatização, a distribuidora da Companhia Energética de Brasília (CEB), por R$ 2,5 bilhões. (O ágio, de 76,63%, foi considerado elevado por analistas, e os papéis caíram 6,2%.)
" Temos uma meta no Grupo Iberdrola de neutralizar as emissões de carbono até 2050, e a mobilidade elétrica faz parte desse caminho. Queremos estimular e contribuir para a utilização de carros elétricos no Brasil, ajudando na diminuição de emissão de gases de efeito estufa e na descarbonização do planeta " diz o executivo.
A rede de eletropostos da Neoenergia é resultado de um investimento de R$ 20,5 milhões e faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o qual as empresas do setor têm de destinar 0,5% da receita.
No negócio de eletropostos, a Neoenergia vai concorrer com a portuguesa EDP, que tem uma rede de seis pontos de recarga entre Rio e São Paulo. Em outubro, a EDP inaugurou em Caraguatatuba (SP) o primeiro de uma rede de 30 pontos que serão inaugurados nas estradas paulistas até 2022.
Apesar da falta de incentivos para tornar a frota do país mais limpa, as vendas de automóveis eletrificados cresceram 221% no primeiro semestre, para 7.568. O Boston Consulting Group estima que a frota de carros elétricos deve chegar a 2 milhões em 2030. (Leia no blog da coluna Capital a íntegra da entrevista com Mario Ruiz-Tagle.)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela