Jueves, 10 de Julio de 2025

Série nova começa bem, mas logo degringola

BrasilO Globo, Brasil 23 de febrero de 2021

Crítica

Crítica
Recém-chegada à Netflix, "Por trás de seus olhos" parece promissora. É produção da Left Bank Pictures ("The Crown"), e o primeiro episódio (são seis) atrai com personagens ambíguos. Trata-se de uma daquelas construções de roteiro que colocam em dúvida o caráter de todos. O enredo, de cara, garante o gancho para capturar o espectador disposto para a maratona. Daqui para a frente tem spoiler.
Seguimos a ligação da secretária Louise (Simona Brown) com o psiquiatra David (Tom Bateman). Os dois se conhecem num bar e, na saída, acabam se beijando. Ele diz que é casado, o que causa um mal-estar e a sensação de arrependimento. Tudo parece se encerrar ali. Porém, no dia seguinte, a moça descobre que ele será o seu novo patrão. Veio de outra cidade assumir o consultório onde ela trabalha. Uma vez vencido um primeiro momento de constrangimento, eles combinam de esquecer o que houve em nome de um relacionamento profissional. Não dá certo: acabam se envolvendo de verdade.
Paralelamente, Louise esbarra na rua com a mulher de David, Adele (Eve Hewson). As duas acabam engatando uma amizade. Um impasse moral se estabelece. O espectador não sabe quem é bom, quem é mau. Os primeiros episódios se desenrolam bem-estruturados e convincentes, sem que o público consiga decifrar esse enigma.
Depois disso, vem um capítulo em que a ação não avança. E, em seguida, tudo desanda. O drama psicológico degringola para uma história surreal. O espectador que persevera até o fim fica decepcionado, achando que faltou uma ideia melhor dos roteiristas para encerrar a trama. Pena.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela