Miércoles, 21 de Abril de 2021

Japão considera olimpíada sem público estrangeiro

BrasilO Globo, Brasil 4 de marzo de 2021

O governo japonês planeja barrar a chegada de torcedores estrangeiros para os Jogos Olímpicos ...

O governo japonês planeja barrar a chegada de torcedores estrangeiros para os Jogos Olímpicos devido às preocupações com a proliferação do coronavírus. A decisão final será tomada neste mês, depois de conversas com o Comitê Olímpico Internacional (COI) com outras partes, de acordo com o jornal japonês "Mainichi Shimbum".
Segundo a presidente recém-empossada do Comitê Organizador Local, Seiko Hashimoto, posicionamento oficial sobre o tema será divulgado até o dia 25, quando inicia o revezamento da tocha.
" Não é sobre ser difícil ou não (a presença de estrangeiros), é se levaria a Jogos seguros para os cidadãos japoneses, pois esta é nossa prioridade. Espectadores estrangeiros e nacionais querem ver os Jogos, mas a segurança precisa ser mantida, ou a indefinição se torna um fardo no aspecto mental. Este é um ponto que realmente precisamos levar em consideração " declarou Hashimoto.
O governo continuará a considerar a presença de espectadores de dentro do Japão, desde que haja limitação do número máximo de espectadores em cada arena. O Comitê Local deve definir até o fim de abril a capacidade de cada palco da competição.
Ontem, uma pesquisa do jornal "Yomiuri" revelou que, se os Jogos acontecerem conforme o programado, 91% das pessoas no Japão desejam que a presença de público seja reduzida ou totalmente proibida.
Ainda segundo a pesquisa, 70% dos entrevistados declararam estar "interessados na Olimpíada", mas 58% disseram que não querem a realização neste ano por conta de receios em relação ao coronavírus.
Embora os números da pandemia sejam baixos no Japão, em comparação com os Estados Unidos e muitos países europeus, a grande área metropolitana de Tóquio permanece em estado de emergência. O Japão já confirmou 433.700 casos de coronavírus e 8.005 mortes por conta da doença.