Sábado, 27 de Noviembre de 2021

Bezos anuncia planos para construir sua própria estação espacial

BrasilO Globo, Brasil 27 de octubre de 2021

A Blue Origin, empresa de turismo espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos, anunciou planos para ...

A Blue Origin, empresa de turismo espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos, anunciou planos para lançar até o fim da década uma estação espacial com capacidade para acomodar até dez pessoas. A notícia acirra a disputa entre Bezos e o fundador e CEO da Tesla, Elon Musk, pela exploração espacial comercial do espaço.
A Orbital Reef será um parque empresarial que poderá ser usado para pesquisas científicas, viagens de férias e até mesmo fabricação de produtos em microgravidade. Para sua construção, a Blue Origin fará parceria com a start-up Sierra Space e conta com apoio da americana Boeing, que planeja projetar um módulo de pesquisa na estação, além da Universidade Estadual do Arizona. As empresas não revelam o custo do projeto, mas Bezos já se comprometeu a gastar US$ 1 bilhão por ano na Blue Origin.
As empresas acrescentaram que esperam assinar com a Nasa como locatário-âncora, embora não esteja claro como isso se concretizaria. A agência espacial americana procura uma substituta para a Estação Espacial Internacional, que é considerada segura até 2030.
Ontem também foi anunciado que a Amazon fechou contrato com a Verizon Communications para colocar satélites em órbita. No acordo, Bezos se comprometeu a investir US$ 10 bilhões na sua subsidiária de satélite, a Kuiper Systems LLC, para lançar 3.236 satélites em órbita baixa da Terra e fornecer acesso a banda larga ao planeta. Segundo comunicado das empresas, a Amazon vai explorar maneiras desta "constelação" de espaçonaves se conectar à rede de telecomunicações terrestres da Verizon e a áreas e empresas remotas.