Viernes, 26 de Abril de 2024

Entenda como funciona

BrasilO Globo, Brasil 14 de agosto de 2022

Tipos de leilões

Tipos de leilões
Existem dois tipos de leilões: o judicial e o extrajudicial. O primeiro é resultado de processos nos quais os bens são usados como formas de gerar receitas para a quitação de pendências na Justiça. No que se refere aos leilões extrajudiciais, há aqueles feitos por interesse de empresas privadas ou públicas ou a partir da retomada de bens de inadimplentes.
O que pode ser leiloado
Há uma infinidade de bens que podem ser leiloados: de obras de artes a maquinário em geral, equipamentos diversos, veículos, imóveis, eletrônicos, joias, móveis e até roupas.
Leiloeiros públicos
A profissão de leiloeiro público é regulamentada pela Junta Comercial exclusivamente para pessoas físicas. Na Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja), há 156 leiloeiros públicos matriculados (bit.ly/3PYyJvr). Para atuar em leilões judiciais, além da matrícula na Junta Comercial estadual, é preciso ser credenciado no Tribunal de Justiça. Lembre-se de que todo pagamento é feito ao leiloeiro, que é o fiel depositário do bem. Para tanto, ele deve fornecer um número de CPF, não de CNPJ.
Vantagens
Roberto Gil Uchôa, especialista na área de Finanças e professor da Escola de Negócios IAG PUC-Rio, explica que a principal vantagem de comprar em leilão é pagar um preço menor, o que pode ajudar, inclusive, a alavancar um negócio com a compra de maquinário ou agilizar a compra da casa própria. No entanto, deve-se levar em consideração que o preço pelo qual a pessoa arremata o bem pode não ser o único custo. Em alguns casos, há reparos a fazer ou dívidas a serem quitadas. Verifique antes da compra.
Desvantagens
Além dos custos com reparos, há um risco " ainda que pequeno " de anulação do leilão. Por isso, é fundamental verificar o processo antes de dar qualquer lance. Outro ponto a considerar é que, na maioria das vezes, o pagamento é feito à vista. Ou seja, após o sinal, há um curto espaço de tempo para quitar o bem. Caso não tenha os recursos disponíveis, o interessado pode perder o sinal. Pode ser difícil, segundo Uchôa, obter um empréstimo, a não ser que o comprador já tenha um crédito pré-aprovado.
Leia o edital
O edital de um leilão tem todas as informações sobre o bem: estado de conservação, se tem dívidas pendentes, se está ocupado (em caso de imóvel) e a forma de pagamento. Nem pense em se inscrever num leilão sem ler atentamente o edital, ressalta David Nigri. Os especialistas recomendam, no entanto, principalmente quando se trata de um bem de grande valor, que se tenha o auxílio de um advogado para analisar o processo e checar se o proprietário ou seu negócio está envolvido em outras dívidas que possam vir a envolver o bem que se pretende arrematar, por exemplo.
Alerta contra fraudes
Atenção: um leiloeiro não tem intermediários. Leilões acontecem ao vivo, com hora marcada e narração feita pelo leiloeiro. Desconfie também de qualquer ordem de pagamento em nome de um "responsável financeiro" com dados diferentes do nome e do CPF do leiloeiro.
Não compre sem ver o bem antes
Não dê lances num leilão sem antes visitar o lote de seu interesse. O leiloeiro Rogério Menezes recomenda que jamais se arremate algo com base apenas em fotografias. Em geral, os itens a serem leiloados ficam disponíveis para a visitação pública. Na maioria das vezes, sequer é necessário fazer um agendamento. Em caso de imóveis ocupados, porém, a visitação pode ser complicada ou até impossível. E lembre-se: não existe possibilidade de venda direta pelo leiloeiro.
Cuidado com sites falsos
O porteiro Diego Alves economizou dois anos para comprar um automóvel. Orientado a recorrer a um leilão, ele pesquisou o leiloeiro, até se sentir seguro para fazer a transação. No entanto, cometeu um erro fatal: acessou um site clonado do leiloeiro oficial. "Eu estava seguro, pois tinha pesquisado sobre o leiloeiro, mas entrei num site falso e perdi tudo. Já fui à Polícia e estou pensando em entrar com ação, mas não sei se vou conseguir recuperar meu dinheiro", lamenta. Por isso, é importante ressaltar: não clique em anúncios na internet e verifique sempre os endereços eletrônicos. A maioria dos sites falsos de leiloeiros não registra seu domínio no Brasil. Por isso, as URLs deles não terminam em "com.br".
Caiu num golpe?
Assim que perceber que caiu num golpe, entre em contato imediatamente com o banco e tente bloquear a operação. Comunique também à instituição financeira, caso algum empréstimo tenha sido feito. Registre ainda um boletim de ocorrência na delegacia policial, para se resguardar e desencadear uma possível investigação.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela