Jueves, 18 de Julio de 2024

Empresa usa ia nas câmeras para garantir qualidade das fotos

BrasilO Globo, Brasil 19 de septiembre de 2023

Transformar todo o potencial dos algoritmos, aprendizado de máquina e inteligência ...

Transformar todo o potencial dos algoritmos, aprendizado de máquina e inteligência artificial em novas soluções para as câmeras fotográficas do iPhone tem sido um dos maiores desafios e objetivos atuais da Apple. Em entrevista ao GLOBO, Jon McCormack, vice-presidente de Engenharia de Software de Câmeras da companhia, revela que a estratégia é reduzir a complexidade das configurações para o usuário com uma maior automatização na hora de fazer uma foto ou gravar um vídeo.
" O mais importante é que temos que inventar maneiras de pegar toda essa ciência maluca e a "Arte da Fotografia" e colocar tudo isso atrás de um botão " diz McCormack.
Segundo ele, não é preciso inventar novas maneiras de pensar a fotografia porque ela existe há cerca de 200 anos:
" Se você pensar sobre como era antes, você teria o maior e melhor pedaço de vidro e de filme. Agora, você tem uma pequena lente e um pequeno sensor. E estamos obtendo uma melhor qualidade de imagem.
esconder complexidade
Na semana passada, a Apple anunciou quatro versões do iPhone 15 com mudanças na sua câmera. Agora, em todos os modelos, dos mais básicos aos mais avançados, a integração entre software e hardware permite captar, por exemplo, imagens no modo "retrato" de forma automática mesmo quando o usuário estiver usando outro formato.
" Sempre que você passa pensando nas configurações da câmera e em como captar a imagem, você está se afasta daquilo está tentando fotografar " observa McCormack.
Ele afirma que o foco é investir em inteligência artificial na câmera, em vez de aumentar a resolução a qualquer custo. McCormack cita os investimentos da companhia no chip próprio, o Apple Silicon (em substituição aos chips da Intel), a fim de ter controle em todas as etapas.
" Quando pensamos numa mudança na lente, pensamos o que podemos fazer em IA ou na CPU (processador). E a câmera é um ótimo exemplo dessa estratégia de reunir o poder de computação de hardware e software. O desafio que estabelecemos para nós mesmos é pegar toda essa complexidade louca, todo esse tipo de compreensão da luz, de óptica, exposições e coisas assim, e apenas escondê-la atrás de um grande botão " diz McCormack.
Por isso, ele descarta a ideia de que os futuros iPhones tenham resolução de até 100 megapixel (MP), como vêm fazendo algumas empresas asiáticas. Segundo ele, "não é muito útil." No iPhone 15, a Apple investiu em uma qualidade de imagem de até 48MP e zoom óptico que chega a 10 vezes nas versões Pro.
" Se for necessário, aumentaremos. Mas olhamos para o consumidor e vemos se é realmente preciso, pois mais resolução ocupa mais espaço e exige muito processamento. Se olharmos as mídias sociais, eu filmo em 4K (de altíssima velocidade), mas posto em resolução de 1.080 pixels (Full HD). E aí fazemos aquela pergunta: isso realmente ajuda o cliente? " questiona McCormack.
Ele admite, no entanto, que ainda "há muito a ser feito no iPhone":
" Na hora da foto, vários frames se combinam para captar o máximo de luz, resolução e detalhes. E então é identificado tudo que está na moldura. Como as pessoas têm tons de pele diferentes, precisaremos desenvolvê-los de forma diferente.
Maxime Veron, diretor sênior de Marketing de Produto da Apple, ressalta que os usuários querem uma câmera "que respeite seu tom natural de pele, que dê a representação autêntica sem qualquer filtro":
" Você realmente precisa que todo o sistema esteja sincronizado para todas as informações se misturarem perfeitamente. É tratar tudo que está na imagem de forma diferente. Então temos o processador gráfico e a CPU que nos permitem fazer todos os cálculos. É entender que é uma pele na imagem e não apenas um grupo de pixels. (Bruno Rosa)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela