Domingo, 11 de Mayo de 2025

Compromisso com a economia circular

BrasilO Globo, Brasil 11 de diciembre de 2023

Rachel Maia

Rachel Maia
Uma breve introdução antes de entrarmos no tema da economia circular. Economia, pessoas, meio ambiente + climático. Informação importante: seu relatório estará incompleto se for submetido sem uma destas informações relacionadas a sua empresa, simples assim.
Os recursos naturais estão sendo utilizados sem controle, enquanto a população mundial segue aumentando. De acordo com o relatório publicado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, a população mundial está projetada para atingir um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080 e permanecer nesse nível até 2100.
As últimas projeções da ONU indicam que a população global pode crescer para cerca de 8,5 bilhões em 2030 e 9,7 bilhões em 2050.
O Panorama Global sobre Recursos 2019, relatório da ONU Meio Ambiente, preparado pelo Painel Internacional sobre Recursos, examina as tendências em recursos naturais e nos seus padrões correspondentes de consumo desde os anos 1970. Até 2060, o uso global de materiais poderia dobrar para 190 bilhões de toneladas (a partir dos atuais 92 bilhões de toneladas), enquanto as emissões de gases do efeito estufa poderiam aumentar 43%.
Precisamos urgentemente nos conscientizarmos e colocarmos em prática a economia circular que promove a inovação, incentivando o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios que visam a maximizar a eficiência e minimizar o impacto ambiental.
Nosso esforço e letramento devem caminhar no sentido de interligarmos as pontas e mudarmos imediatamente o modus operandi como indivíduos. Desconstruir e construir novamente seguindo padrões sustentáveis e com direitos humanos sendo o grande guia da nova História "coletiva".
Somos a geração do meio, aquela que iniciará a transformação, mas temos que acelerar. Os dados são alarmantes sobre as condições climáticas e ambientais do nosso planeta. Para além dos dados, já vivenciamos os reflexos da crise climática com seca nos rios da Amazônia, ondas de calor inimagináveis no Sudeste e temporais arrasadores no Sul. Já estamos vivenciando a crise climática.
Por isto, a economia circular como conceito propõe uma abordagem sustentável para o consumo e a produção.
Ao contrário do modelo tradicional linear, no qual os recursos são extraídos, utilizados e descartados, a economia circular busca minimizar o desperdício e otimizar o uso de recursos através de reutilização, recuperação, reciclagem e renovação de materiais e produtos.
Nesse modelo, os produtos são projetados com o objetivo de serem duráveis, reparáveis e recicláveis. Além disso, a ênfase recai sobre a reutilização de materiais, a reciclagem e a redução da produção de resíduos. Isso implica uma mudança fundamental na maneira como produzimos e consumimos bens.
A economia circular promove a ideia de fechar o ciclo de vida dos produtos, transformando o que antes seria considerado resíduo em recursos valiosos. Isso não apenas reduz a pressão sobre os recursos naturais, mas também diminui os impactos ambientais negativos associados à extração de matérias-primas e ao descarte inadequado.
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) destaca que as cidades brasileiras geraram em 2018 cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU). O montante de 29,5 milhões de toneladas de resíduos foi despejado inadequadamente em lixões ou aterros controlados. E ainda cerca de 6,3 milhões de toneladas geradas anualmente continuam sem serem coletadas, sendo depositadas sem controle.
Essas práticas inadequadas também causam mudanças nos ecossistemas, levando à perda de biodiversidade e à degradação ambiental. Para mitigar esses problemas, é crucial adotar práticas de descarte responsáveis, promover a reciclagem e conscientizar sobre a importância da gestão adequada de resíduos.
A transformação pela sustentabilidade é uma jornada individual, você deve iniciar a sua… e influenciar seu ecossistema, sua empresa, seu segmento e, assim, mitigarmos os danos que causamos ao nosso planeta e enfrentar as mudanças climáticas, um dos maiores desafios dos quais estamos conscientes na atualidade.
Estamos atrasados e precisamos acelerar rumo a Agenda 2030, que representa um compromisso ambicioso e abrangente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e equidade. E a economia circular pode contribuir significativamente para a nossa e as futuras gerações.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela