Miércoles, 29 de Mayo de 2024

Para analistas, sabesp deve atrair ‘investidor estratégico’

BrasilO Globo, Brasil 19 de abril de 2024

Os termos da privatização da Sabesp, que envolve a venda de ações do estado de São Paulo ...

Os termos da privatização da Sabesp, que envolve a venda de ações do estado de São Paulo na empresa de água e esgoto em dois blocos, foram bem recebidos pelo mercado. Segundo especialistas, a modelagem deve resultar em concorrência entre investidores considerados "parceiros estratégicos", que, como maior acionista privado, devem ter fatia de 15% da companhia.
Na avaliação de especialistas, operadoras de saneamento devem se aliar a fundos de investimento em consórcios. O principal investidor privado é considerado elemento crucial para que a empresa atinja as metas de universalização em 2029. Ontem, os papéis da empresa fecharam em alta de 1,63%, a R$ 82,77.
" Esse modelo de venda de ações, em dois blocos, para atrair um parceiro estratégico terá concorrência. A expectativa é que esse sócio estratégico tenha capital para investir, além de ser capaz de manter boa gestão e governança na companhia, essencial para buscar mais eficiência " explica o advogado Wladimir Antonio Ribeiro, sócio da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, especialista em saneamento e infraestrutura.
‘distribuição de poder’
As duas melhores propostas da primeira etapa vão apresentar suas intenções de investimento ao mercado. E caberá a ele decidir qual será a vencedora, explica Felipe Castilho, advogado do Kincaid Mendes Vianna Advogados.
" Uma das vantagens desse modelo é que traz mais transparência, ao permitir que o mercado decida qual acionista tem maior capacidade de gerir e agregar valor para a empresa. Fomenta uma competição saudável " avalia Castilho.
Para os analistas da Ativa Investimentos, o modelo garantirá a participação de investidores estratégicos, além de trazer competição pela parcela de ações que o governo vai vender de sua participação de 50,1%. Eles destacam que o modelo, com venda de dois blocos de ações, também permite melhor resultado financeiro da venda das ações para o governo e acrescentam que a redução de vagas no Conselho de Administração (de 11 para nove) é positiva, por dividir melhor o poder entre os novos grupos de acionistas.
Ao fim do processo, o governo diz que terá ao menos 18% do capital da companhia. O percentual resulta da emissão e venda de novas ações pela empresa e também da negociação de papéis em posse do governo. Pelo desenho, o estado terá a chamada golden share, classe especial de ação que dá poder de veto em temas como alterações no objeto social ou mudanças nas regras sobre o exercício do direito de voto.
" Temos nesse processo uma posição estratégica do governo para ele poder ter capacidade de ter uma presença na Sabesp, muito embora não seja majoritária " explica Rubens Naves, sócio-fundador do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados.
O governo definiu ainda um limite máximo de votos a 30% do capital da empresa. Isso significa que, mesmo que um acionista tenha mais de 30% da companhia, a parcela de votos que terá no conselho não passará deste percentual. Os analistas da Ativa avaliaram que a limitação minimiza a possibilidade de o estado de São Paulo futuramente reclamar que a sua voz na empresa não corresponde a sua posição.
Para o advogado Felipe Castilho, o limite garante uma "distribuição mais equitativa" do poder de decisão entre os acionistas.
Após a divulgação de detalhes da venda das ações da Sabep, a Aegea, uma das maiores empresas de saneamento do país, informou que avalia todas as oportunidades com profundidade, mantendo o foco em disciplina financeira e retorno adequado aos acionistas. A operadora já tem um acordo com a Yvy, gestora que busca investimentos verdes e tem como sócios o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ex-presidente do BNDES, Gustavo Montezano.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela