Sábado, 18 de Mayo de 2024

Justiça suspende adesão de sp à privatização da sabesp

BrasilO Globo, Brasil 4 de mayo de 2024

A Justiça de São Paulo suspendeu os efeitos da votação da Câmara Municipal que, anteontem, ...

A Justiça de São Paulo suspendeu os efeitos da votação da Câmara Municipal que, anteontem, havia aprovado em segundo turno o projeto que autoriza a prefeitura a celebrar um novo contrato com a Sabesp quando a empresa for privatizada. A presidência da Casa declarou que "não cabe interferência judicial no trâmite legislativo" e disse que avalia apresentar recurso contra a medida.
A decisão da juíza Celina Kiyomi Toyoshima atendeu a pedido de vereadores da oposição ao governo Ricardo Nunes (MDB), autor da proposta e que já havia sancionado a nova lei e publicado o texto em edição extra do Diário Oficial da cidade.
A magistrada da 4ª Vara de Fazenda Pública considerou que houve "claro desrespeito" a uma decisão liminar anterior que havia determinado que o rito de análise só poderia prosseguir após a realização das audiências públicas necessárias e a apresentação de estudo de impacto orçamentário.
A votação ocorreu após nove audiências públicas " duas delas antes do primeiro turno ", sendo que a última delas se deu no mesmo dia da sessão que aprovou o projeto de lei. O substitutivo ontem, do relator Sidney Cruz (MDB), foi apresentado horas antes da sessão.
Os estudos e laudos exigidos pela juíza tinham sido entregues, em apenas quatro páginas, pela prefeitura. A gestão municipal argumentou no documento que a proposta "não cria qualquer nova despesa ou implica qualquer renúncia de receita para o município", pois trata-se "apenas" de um projeto de "cunho autorizativo".
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela