Sábado, 18 de Mayo de 2024

Tite pode mudar esquema do fla contra o bragantino

BrasilO Globo, Brasil 4 de mayo de 2024

Entre as principais críticas direcionadas ao Flamengo, que volta a campo hoje, às 18h30, ...

Entre as principais críticas direcionadas ao Flamengo, que volta a campo hoje, às 18h30, contra o Bragantino, fora de casa, pelo Brasileirão, uma é antiga quando o assunto é a forma de jogar adotada por Tite: a rigidez posicional dos homens do meio para frente, o que deixa o time previsível. Conhecido por montar fortes defesas, o treinador carrega, desde o tempo de seleção, a fama de intransigente em relação ao seu modelo tático preferido, baseado naquele que é mundialmente conhecido como "jogo posicional".
Esse nem sempre foi o estilo de jogo favorito de Tite. Há, na carreira do treinador, um ponto de partida bem específico para essa forma de atuar.
Em novembro de 2017, o Brasil, sob o comando do técnico gaúcho, empatou em 0 a 0 com a Inglaterra, em Wembley, num jogo em que teve muito a bola " 66% contra 34% ", mas pouco levou perigo. Foram apenas três chutes a gol. Mesmo com uma escalação bem ofensiva e que prezava pela ampla movimentação dos homens de ataque, o time não conseguiu furar a linha de cinco da Inglaterra. A partir dali, Tite acreditou que a melhor forma de quebrar retrancas seria construir as jogadas para potencializar o um contra um dos pontas.
" O Tite entendeu que a seleção enfrentaria aquele cenário muitas vezes e que um modelo posicional seria mais adequado para este tipo de jogo " explica Carlos Eduardo Mansur, colunista do GLOBO e comentarista do SporTV.
Porém, talvez pela previsibilidade das jogadas, ou pela falta de jogadores com características que maximizem esse estilo de jogo, o esquema não tem dado certo no Flamengo. Entrou também no foco das críticas a falta de iniciativa do treinador em tentar algo novo taticamente.
Esta mudança pode ocorrer hoje. Contra o Bragantino, Tite pode tentar uma escalação diferente taticamente, trocando o 4-3-3 por um 4-4-2. Luiz Araújo deixaria os titulares para a entrada de Igor Jesus no meio. Bruno Henrique e Pedro fariam a dupla de ataque. Na defesa, Fabrício Bruno e Varela podem ser poupados.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela