Domingo, 19 de Mayo de 2024

Fã de pelé e treinador campeão do mundo em 1978

BrasilO Globo, Brasil 6 de mayo de 2024

OBITUÁRIO

OBITUÁRIO
Ex-centroavante e ex-treinador que foi campeão da Copa do Mundo de 1978 com a Argentina, César Luis Menotti morreu ontem, aos 85 anos. A causa do falecimento não foi divulgada.
Segundo a imprensa argentina, Menotti esteve hospitalizado de março a abril devido a um caso grave de anemia, mas havia tido alta e estava se recuperando. A Associação do Futebol Argentino (Afa) foi a responsável por comunicar a notícia.
Atual diretor de Seleções Nacionais da entidade, ele trabalhou para desenvolver e promover o "talento argentino", o que contribuiu para a conquista do título da Copa do Mundo de 2022, embalada pela liderança de Lionel Messi.
Fã incondicional de Pelé, ele " o primeiro a convocar Maradona, com quem conquistou o Mundial Juvenil de 1979,e a quem comandou no Barcelona, entre 1982 e 1984 " sempre rechaçou qualquer comparação entre o brasileiro e o ídolo argentino.
" Para mim, Pelé é o maior de todos os tempos. Único, incomparável " disse à TNT Sports, da Argentina, há dois anos, provocando polêmica entre os compatriotas.
Nascido em Rosário, em 1938, Menotti se destacou tanto como jogador quanto como treinador ao longo da carreira. Como jogador, vestiu as camisas de clubes como Rosario Central, Boca Juniors e Racing Club. Mas foi como treinador que Menotti deixou sua marca no futebol mundial. Ele comandou a seleção argentina na histórica conquista da Copa do Mundo de 1978, em casa. Ao lado de jogadores como Diego Maradona, Mario Kempes e Daniel Passarella, Menotti liderou a Argentina para a glória máxima no futebol.
Após o sucesso na seleção nacional, Menotti continuou a deixar marca nos gramados como treinador de clubes renomados, como Barcelona, Atletico de Madrid, Boca Juniors, River Plate , Atlético Mineiro, Independiente e o mexicano Santos Laguna, onde encerrou a carreira de técnico.
Nas redes sociais, os clubes por onde passou lamentaram sua morte. Entre eles, o Atletico de Madrid, que escreveu: "A família atlética está de luto pela morte de César Luis Menotti, técnico do nosso clube na temporada 1987/88 e lenda do futebol. Nossas mais profundas condolências à sua família e amigos. Descanse em paz".
Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez agradeceu à contribuição de Menotti ao futebol: "Obrigado campeão por deixar sua marca e exaltar nosso continente. Envio minhas condolências à sua família e ao futebol argentino".
Já Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, afirmou: " Além de conquistar como treinador o título da Copa do Mundo de 1978, ele era um admirador do futebol brasileiro. Merece todas as homenagens. E que sua história seja sempre reverenciada pelos fãs do futebol mundial".
críticas à seleção
Nos últimos anos, Menotti se aventurou como comentarista esportivo. Em fevereiro deste ano, teceu duras críticas à seleção brasileira por não se classificar para a Olimpíada de Paris.
"Me dá vergonha. Não entendo como se pode jogar tão mal, sem sustentar toda a sua história brilhante", disse no canal "DSports".
César Luis Menotti / EX-TÉCNICO, 85anos
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela