Domingo, 11 de Mayo de 2025

Túnel do tempo: como estavam os convocados em 2014

BrasilO Globo, Brasil 13 de junio de 2024

Hoje prestes a disputarem a Copa América pela seleção brasileira, os 26 jogadores ...

Hoje prestes a disputarem a Copa América pela seleção brasileira, os 26 jogadores convocados por Dorival Júnior para o torneio nos Estados Unidos viviam realidades bem diferentes de dez anos atrás, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo. Nenhum desses atletas esteve na lista de convocação montada por Luiz Felipe Scolari para o Mundial.
Nome como Beraldo (20 anos), Savinho (20) e Endrick (17) não estavam sequer nas divisões de base de algum clube. Atualmente no PSG, o zagueiro ainda estava curtindo a infância em Piracicaba (SP). O defensor só começou a carreira no futebol em 2016, no sub-13 do União Barbarense. Para Savinho, o futebol também era um sonho distante. Descoberto pelo Atlético-MG aos 12 anos, também em 2016, o atacante acompanhou a Copa de casa, em São Mateus, no Espírito Santo.
Caçula entre os convocados, Endrick ainda aprendia os fundamentos básicos do futebol. Com 7 anos durante a Copa, o atual camisa 9 da seleção estava na escolinha do Brasília Fut Academy, na sua cidade natal.
" A Copa de 2014 foi a primeira que eu vi. Eu era bem pequeno, não entendia muito, então só vibrava a cada gol e vitória do Brasil. Chorei com a lesão do Neymar e com a nossa eliminação " disse o camisa 9 em entrevista ao Sportv.
Artilheiro da era Dorival e postulante ao cargo de ídolo da atual geração da seleção brasileira, Endrick não esconde a identificação com o público infantil.
" Espero que todas essas crianças possam vibrar e ver a nossa seleção jogar com raça e determinação. Vamos nos dedicar o máximo possível " falou.
Ao contrário do trio, 18 jogadores do atual elenco já estavam nas categorias de base dos clubes que foram revelados. Andreas Pereira, por exemplo, estava na equipe sub-21 do Manchester United. Paquetá e Vinícius Júnior já eram cotados como joias do Flamengo. E Rodrygo, uma grande promessa do sub-15 do Santos.
Apenas cinco jogadores já atuavam no futebol profissional. Entre os maiores destaques estão Danilo, que já havia sido campeão da Libertadores pelo Santos e atuava no Porto, e Marquinhos, que já estava no PSG. Ao todo, o zagueiro soma 11 temporadas no clube francês. Além deles, Rafael já era opção de Fábio no banco do Cruzeiro, Guilherme Arana iniciava sua trajetória no Corinthians e Wendell estava no Grêmio. O lateral-esquerdo foi contratado pelo clube gaúcho depois de ser revelado pelo Londrina, e fez 31 partidas no tricolor.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela